ONU e Brasil lançam ação para reduzir emissões até 2050

Audiência pública para lançamento do projeto. Carlos Nobre, secretário de Políticas e 
Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI e conselheiro do Planeta, estava 
presente no evento - Crédito: Pedro França/Agência Senado
28/05/2013

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) se uniram em mais uma parceria para lançar o projeto Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave do Brasil. 

A iniciativa, que conta com apoio financeiro do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), pretende avaliar estratégias para a redução das emissões do país até 2050 e, ainda, estimar os custos de iniciativas de mitigação. 

O programa foi dividido em três etapas. A primeira será dedicada ao estudo de setores específicos da economia - como energia, transporte, construção e agricultura. Em seguida, será feita análise coordenada de todas as áreas e, por fim, haverá capacitação de instituições estaduais e federais e da própria sociedade civil para enfrentar os desafios da redução e mitigação de emissões em dois diferentes cenários: 2013 a 2035 e 2035 a 2050. 

"O projeto reforça a colaboração entre Pnuma e governo brasileiro na atuação global pela redução de gases estufa. O Brasil tem reconhecida liderança na área e a ONU quer servir como plataforma de interação entre técnicos de diferentes setores e também com outros países. Trata-se de uma bela contribuição do país para o mundo, já que em mudanças climáticas os benefícios transcendem as fronteiras", afirmou Denise Hamú, representante do Pnuma no Brasil, durante evento de lançamento da iniciativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...