República Democrática do Congo: equipes de MSF vacinaram 42 mil crianças contra o sarampo na região de Bunyakiri

República Democrática do Congo
Foto: Anna Surinyach/MSF

26/06/2015

Campanha de vacinação foi realizada em resposta a uma epidemia da doença

Membros da equipe de emergência da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) na província de Kivu do Sul, no leste da República Democrática do Congo (RDC), vacinaram crianças e jovens com idade entre seis meses e 15 anos, após autoridades terem declarado uma epidemia na região de Bunyakiri, onde diversos casos confirmados de sarampo foram registrados.

Mais de 150 pessoas foram mobilizadas para a vacinação, entre profissionais de MSF, profissionais do Ministério da Saúde e membros da comunidade. Dez equipes foram formadas ao redor das áreas de saúde de Bunyakiri, que receberam a maior parte das vacinas, e Tushunguti, uma área que é, particularmente, de difícil acesso e onde não se pode chegar com qualquer tipo de veículo. Para garantir que o número de crianças que não receberiam a vacina fosse mínimo, os profissionais foram de porta em porta nos vilarejos incluídos na campanha abordar as pessoas.

A campanha de imunização durou quase duas semanas, entre 24 de maio e 5 de junho. De acordo com estimativas de MSF, vacinas foram dadas para, ao menos, três quartos das crianças e jovens com idade entre seis meses e 15 anos na região coberta.

“Eu também fui vacinada quando era mais nova e sei que é algo muito importante para a saúde das crianças”, disse Faida, segurando a mão de sua filha Lumoo, de um ano e meio, no posto de vacinação em Bundengue.

No fim de 2012, um surto de sarampo afetou mais de 700 crianças na região de Bunyakiri, o que levou à realização de uma campanha de vacinação em massa. Regularmente, equipes de MSF têm atuado para ajudar a imunizar a população, mas campanhas de vacinação de rotina não são conduzidas o suficiente a ponto de prevenirem novos surtos. Por exemplo, em dezembro de 2014, mais de 90 mil crianças e jovens com idade até 15 anos foram vacinados na região de Minova, próximo de Bunyakiri.

O sarampo pode ser fatal em crianças se não for tratado, mas é muito fácil de ser prevenir com a vacina. A doença é extremamente contagiosa e pode causar complicações, como pneumonia, desnutrição, desidratação grave, infecções de ouvido e infecções oculares que podem até levar à cegueira. As taxas de mortalidade variam consideravelmente dependendo do contexto, mas, quando uma população não é vacinada, o sarampo pode matar entre 1% e 15% das crianças que afeta.

Por décadas, a RDC tem sido afetada por epidemias de sarampo, com um grande ressurgimento da doença desde 2010. Um estudo conduzido pelo Epicentre, o centro de pesquisa epidemiológica de MSF, indicou que entre 2010 e 2013 quase 300 mil casos foram registrados no país e mais de 5 mil pacientes (1,7% do total) morreram. De acordo com o relatório, o número de casos foi reduzido em mais de 20% após as primeiras campanhas de vacinação.

Fonte: MSF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...