Livro x lixo

06/02/2015

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor - http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

Uma matéria sobre lixo trocado por livros me chamou muito a atenção, há tempos. 

Trata-se do Projeto Livro Livre, implantado nas escolas de primeiro grau de Jaraguá do Sul, e que já foi realizado em Blumenau e Gaspar. Um projeto que pode e deve ser levado a muitas cidades pelo Brasil. Envolve várias entidades e é uma ação educativa no sentido de proporcionar aos estudantes a aquisição de pelo menos um livro por mês, sem ne-nhum custo para o aluno, para a escola, nem para a Prefeitura, auxiliando os professores na missão de incutir o gosto pela leitura nos leitores em formação. Para ganhar o livro, a cada mês, os alunos deviam levar à escola pelo menos um quilo de lixo reciclável, que seria comprado por uma empresa previamente contratada para a reciclagem.

Os livros entregues aos estudantes, por sua vez - e foram entregues cerca de 100 mil livros -, constituíram quatro coleções, pensadas conforme a idade dos leitores: aos estudantes do 1º ao 3º ano, as publicações continham rimas e poesias; 4º e 5º anos, fábulas; 6º e 7º anos, artes; e, para os alunos, do 8º e do 9º ano, histórias de suspense, amor e aventura .

As coleções são de autores diversos, catarinenses, mas da região de Blumenau. Infelizmente, não há autores do Norte do estado, pois o projeto já veio pronto para Jaraguá.

O patrocínio de grande empresa da cidade, muito oportuno, pagou a impressão dos 100 mil livros que foram entregues aos alunos, publicados pela Editora Todo Livro.

Uma ótima iniciativa para a educação da cidade, que entregou aos estudantes de primeiro grau milhares de livros, incutindo o hábito da leitura, coisa tão difícil de se conseguir nos últimos tempos, pela falta de condições de se comprar livros, até pelas escolas, que têm suas bibliotecas relegadas a segundo plano, pois o Estado e muitos municípios não previam a contratação de bibliotecários. Será que isso mudou atualmente?

Os estudantes recebem os livros em troca de lixo, proporcionando alguma renda para as Associações de Pais e Mestres das escolas, que usaram o dinheiro para melhoria de cada estabelecimento, até na compra de mais livros para as bibliotecas escolares.

Bom negócio para todos: para a editora que edita os livros, que publica grandes edições com destino certo e retorno garantido, pois o patrocínio paga a conta. Para os estudantes, que têm leitura garantida de vários livros, gratuitamente, apenas com o compromisso ecológico de coletar lixo reciclável, e para a escola, que têm alunos que leem vários livros durante todo o ano.

Que o projeto seja multiplicado hoje, amanhã e sempre, em todos os estados brasileiros. E que mais autores da região onde o projeto for implantado sejam publicados pelas coleções destinadas aos estudantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...