Hoje, dia 23: ONU convida jornalistas para conversa com especialistas sobre clima direto de Nova York

Foto: ONU

23/09/2014

No dia 23 de setembro mais de 120 chefes de estado e de governo se reúnem na sede da ONU em Nova York no maior encontro já organizado para discutir as mudanças climáticas, a Cúpula do Clima. Durante a Cúpula, os líderes nacionais, e os representantes em nível ministerial dos países, anunciarão o que estão fazendo em suas nações nessa área e apresentarão suas ideias para conter o impacto da mudança climática.

“Cabe a cada governo decidir o que vai trazer para a Cúpula”, explica o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Na ocasião, os governos podem anunciar “novos níveis de emissões, novo financiamento do clima, novas ações climáticas ou todas as anteriores”.

Para colaborar com a cobertura jornalística do evento, a ONU convida os jornalistas a acompanharem a transmissão online da conferência e a participarem de uma série de conversas com especialistas que, direto da sede em Nova York, compartilharão com a mídia as últimas informações sobre os resultados do evento. As conversas acontecerão entre 12h e 15h, à medida que os chefes de estado e outras autoridades forem se pronunciando.

O evento virtual será em inglês, na sede do Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio), no Palácio Itamaraty, na Avenida Marechal Floriano 196, no centro do Rio de Janeiro, entre 12h00 e 15h00, de terça-feira, 23 de setembro.

Os jornalistas interessados em participar devem confirmar presença com Vanessa Oliveira, no email vanessa.oliveira@unic.org ou no telefone 21-2253-2211, até terça, dia 22 de setembro, às 17h.

O programa completo da Cúpula está disponível aqui e a lista de participantes pode ser obtida clicando aqui.

Ao vivo

O Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU terá cobertura ao vivo da Cúpula do Clima de 2014, com o vídeo ficando registrado posteriormente, através do site da TV ONU: webtv.un.org. A cobertura ao vivo estará disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas – árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Todos os links de transmissão estão organizados em www.onu.org.br/webcast

Sobre a Cúpula do Clima

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou a Cúpula do Clima para engajar os líderes mundiais no avanço da agenda climática. A Cúpula servirá como uma plataforma pública para que os líderes mundiais – Estados-membros da ONU, setor privado, sociedade civil e líderes locais dos setores público e privado – mostrem o que estão fazendo e possam compartilhar os passos que irão tomar nas áreas mais críticas para que a temperatura do mundo suba menos de 2 graus Celsius.

O evento focará nas ações e soluções adotadas por governos trabalhando sozinhos ou em conjunto com uma variedade de atores do setor privado e da sociedade civil para acelerar a redução das emissões e reforçar as resiliências nacionais em áreas como energia; poluentes climáticos de curta duração; cidades e transporte; agricultura e silvicultura sustentável; adaptação e redução de riscos de desastres; e financiamento climático.

A Cúpula não faz parte do processo de negociação da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), mas pretende promover ações nesta área – um ano antes do acordo que será alcançado em Paris – e pretende mostrar que líderes de todos os setores e em todos os níveis estão tomando medidas para reduzir os fatores que provocam as mudanças climáticas.

O encontro terá um formato diferente: seu foco estará nas ações tangíveis. Após uma sessão de abertura, os chefes de estado e de governo terão a oportunidade de anunciar novas ações que estejam implementando em nível nacional, especialmente nas áreas de financiamento; eficiência energética; energias renováveis; adaptação; redução do risco de desastres e resiliência; florestas; agricultura; transporte; poluentes climáticos de curta duração; e cidades.


Também haverá Sessões da Plataforma de Ação para anunciar novas iniciativas em áreas críticas em que os governos, empresas e organizações da sociedade civil estejam se unindo para encontrar soluções. As discussões sobre políticas e práticas sobre a ação climática acontecerão durante Sessões Temáticas.

Como resultado serão apresentados os anúncios feitos pelos líderes do governo, setor privado e da sociedade civil sobre as ações que serão tomadas para enfrentar as mudanças climáticas. O secretário-geral apresentará estas iniciativas na conclusão da Cúpula.

Fonte: ONU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...