Pré-conferência debate educação ambiental

Encontro teve como público-alvo conselheiros do OP e gestores dos CARs
Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

15/07/2014

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) realizaram na manhã desta terça-feira, 15, o encontro da II Pré-Conferência de Meio Ambiente, com o tema  “Educação Ambiental: Plantando Ideias e Construindo Valores”. A reunião é aberta ao público, mas tem como público-alvo conselheiros do Orçamento Participativo e gestores dos Centros Administrativos Regionais (CARs), identificados como importantes multiplicadores de informação junto às suas comunidades. 

Este é o segundo encontro,  de um total de quatro reuniões temáticas,  preparatórios à VI Conferência Municipal do Meio Ambiente, a ser realizada em 2015. A primeira Pré-Conferência ocorreu dia 19 de maio e reuniu cerca de 70 pessoas, apresentando o tema “Destino Final dos Resíduos da Cidade”. Serão debatidos ainda os temas arborização e redes de infraestrutura, em datas a serem divulgadas.

O encontro foi aberto pela secretária adjunta de Meio Ambiente, Ilza Berlato, e contou com palestras das coordenadoras das Equipes de Educação Ambiental da Smam e do Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP), Jaqueline Maciel e Ândrea de Souza. Elas buscaram sensibilizar o público presente para que leve às suas regiões as informações recebidas, mostrando a proximidade do tema com o dia-a-dia dos cidadãos. “É importante que as pessoas percebam que cabe a cada um de nós ser um educador ambiental. Um exemplo simples é chamar a atenção de quem joga papel no chão, ação que todos podem praticar, sem precisar por um evento da Prefeitura”, explicou Jaqueline. 

Na mesma linha, Ândrea destacou que os servidores da Prefeitura não têm como atuar em todas as comunidades todos os dias e, por isso, a formação de multiplicadores é tão importante. “Acredito que possa ser tido como nosso principal foco. Neste ano, já fizemos curso com 185 novos multiplicadores. Essas pessoas são nosso elo, nossa fonte distribuidora de informação para as comunidades”.

Após as apresentações, foi aberto espaço para perguntas e esclarecimentos. Contribuições para as discussões podem ser encaminhadas pelo e-mail viconferencia@smam.prefpoa.com.br. Todas as sugestões serão tabuladas sob a forma de documento, a ser discutido na VI Conferência, no próximo ano.

Conferência de Meio Ambiente

A Conferência de Meio Ambiente é um momento para elaborar diretrizes às políticas públicas focadas em meio ambiente e desenvolvimento sustentável. No evento, ocorrem debates em grupos para definições de  propostas, as quais são levadas à votação na plenária final.

A V Conferência Municipal de Meio Ambiente ocorreu  em 2012, na Assembleia Legislativa  e na Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles, sob o tema Ética do Cuidado Ambiental em Porto Alegre: O Futuro da Paisagem. A data da VI Conferência ainda não está definida.

Fonte: SMAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...