Ipram orienta curiosos sobre 'Fred', elefante marinho encontrado no ES

Elefante marinho chamou atenção e atraiu curiosos (Foto: Luis Felipe Mayorga/ Ipram)

11/07/2014

Animal apareceu em praia de Vila Velha, na terça-feira (8).
Segundo especialistas, ele está saudável e parou para descansar.

Os “15 minutos de fama” do elefante marinho que apareceu nas proximidades do Farol de Santa Luzia, em Vila Velha, na Grande Vitória, já foram suficientes para que o animal fosse apelidado e atraísse dezenas de curiosos ao local. Pensando nisso, o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), que está monitorando o Fred - nome recebido pelo visitante - fez diversas orientações à população que deseja chegar perto do animal. Entre elas, está a recomendação de manter distância do animal e não fotografá-lo com flash.

Fred, nome recebido em homenagem ao jogador brasileiro que se destacou na Copa do Mundo por ficar "parado" em campo, foi encontrado no litoral capixaba por volta das 10h30 desta terça-feira (8). De acordo com a Equipe de Apoio e Salvamento de Animais Marinhos, o mamífero não corre risco de morte e parou na praia supostamente para descansar e se alimentar.Com cerca de 3,5 metros e pesando mais de 400 quilos, o elefante marinho parece pacato e vem atraindo curiosos.

O médico veterinário do Ipram,  Luis Felipe Mayorga, alerta que, embora o animal pareça calmo e manso, é preciso ter cuidado. “Precisamos evitar criar qualquer estímulo para o qual não sabemos a reação. Então é bom não se aproximar dele, não mexer, não encostar, não chegar perto dele com animais de estimação, não tirar fotos com flash... Tudo isso pode estressá-lo e torná-lo agressivo”, explicou.

Postagens divertidas foram colocadas na página doIpram 
(Foto: Luis Felipe Mayorga/ Ipram)

Na página do Ipram no Facebook, foram postadas várias imagens do animal, acompanhadas de pequenas recomendações aos visitantes. Em todas, as frases são colocadas como se tivessem sido ditas por Fred. “Tem muita gente me assediando, não sei quem é bonzinho e quem é malvado! Por isso, se você chegar perto eu posso me defender! Cuidado”, diz uma das postagens.

Luis contou que durante esse tempo em que Fred está em Vila Velha, ele já tentou atacar curiosos que o incomodaram. “Ele reagiu tentando abocanhar. Mas ele confia em si mesmo, sabe do tamanho e força que tem”, disse. Ainda segundo o veterinário, o ataque de um elefante marinho pode ser perigoso. “Se ele se sentir ameaçado, além de morder, pode dar uma pancada com a cauda dele. E isso pode gerar uma fratura, uma lesão grave”, explicou.

Outra preocupação é com as secreções do animal, que podem apresentar risco à saúde humana. “Ele defeca, espirra…Essas secreções podem conter algo que cause doença nas pessoas”, disse.
Durante todo o tempo em que permanecer em terras capixabas, o elefante marinho contará com o acompanhamento de uma unidade móvel da Equipe de Apoio e Salvamento de Animais Marinhos.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...