Abiplast lança selo que reconhece boas práticas

20/05/2014

Com o novo selo, recicladoras podem destacar sua adequação aos critérios socioambientais e econômicos.

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançou, em janeiro, o Selo Nacional de Plásticos Reciclados - Senaplas. 

A proposta é identificar, valorizar e certificar as empresas do segmento de reciclados plásticos que atuam conforme os critérios socioambientais e econômicos exigidos pela lei.

“Esses critérios abrangem toda a legislação ambiental, incluindo, por exemplo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as licenças estaduais e municipais. Do ponto de vista social e econômico, abordamos a aplicação de toda a legislação trabalhista, em especial o cuidado com o trabalho infantil, além da legislação previdenciária e dos cuidados com saúde e segurança, entre outros”, detalha Gilmar do Amaral, consultor da Abiplast.

A indústria de reciclagem plástica reúne 815 empresas que faturam R$ 2,394 milhões por ano e contam com 22.705 empregados diretos. “O selo vai incentivar e valorizar a formalização dos recicladores, demonstrando que há empresas e produtos adequados e de qualidade no segmento, fortalecendo toda a cadeia”, explica o coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da Abiplast, Ricardo Hajaj.

A certificação também procura diferenciar as empresas da competição desleal. Os compradores, por sua vez, ganham segurança jurídica, respaldandose em relação à responsabilidade compartilhada que integra a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e comercial, garantindo a origem e a qualidade do produto adquirido.

São elegíveis ao selo as produtoras de matéria-prima reciclada que comercializam resinas recuperadas e produtos transformados pelos recicladores. O processo de verificação será realizado pelos sindicatos estaduais e a certificação será oferecida pela Abiplast, com vigência de 24 meses.

Fonte: CEMPRE


Um comentário:

  1. é sempre bom ver programas de incentivo e reconhecimento desse tipo, temos mesmo que valorizar toda a forma de reciclagem e aproveitamento!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...