Ministra do Meio Ambiente do Brasil receberá prêmio Campeões da Terra da ONU

Foto: Martim Garcia/MMA
18/09/2013

Izabella Teixeira será homenageada pelo combate ao desmatamento na Amazônia e atuação global pelo meio ambiente

A Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, é uma das vencedoras do prêmio Campeões da Terra 2013, oferecido pelas Nações Unidas. O prêmio – a mais importante premiação ambiental no Sistema ONU – é destinado a líderes de governo, sociedade civil e do setor privado que se destacaram na atuação pelo meio ambiente.

Izabella Teixeira receberá o prêmio na categoria Liderança Política por, entre outras conquistas, ter desempenhado um papel-chave na redução do desmatamento na Amazônia e por conta de sua atuação internacional na defesa do meio ambiente. O prêmio será entregue em cerimônia no Museu Americano de História Natural, em Nova York, no dia 18 de setembro.

O Campeões da Terra é organizado pela ONU desde 2005 e promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A lista de homenageados inclui o ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos Al Gore, o ex-líder soviético Mikhail Gorbatchev, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, entre outros. Izabella Teixeira se junta a outros dois brasileiros laureados, o empresário Fabio Barbosa, premiado em 2012 na categoria Visão Empresarial, e a ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, contemplada em 2007 quando o prêmio ainda era entregue por regiões.

Na gestão da Ministra Izabella Teixeira foram implementadas políticas do uso da terra no Brasil que auxiliaram no controle e prevenção do desmatamento. De acordo com levantamentos do governo brasileiro, nos últimos oito anos o Brasil testemunhou uma queda de 84% na taxa de desmate, com o índice de redução anual da cobertura verde caindo de 27 mil km² em 2004 para 4,5 km² em 2012.

O Coordenador Residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, a Ministra Izabella Teixeira e a Representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, no anúncio do prêmio. Foto: Martim Garcia / MMA

Ainda como parte do combate ao desmatamento, o governo brasileiro tem investido no reforço à fiscalização e no uso de imagens de satélite para rastrear novas clareiras e mudanças nas florestas. Foram criados 250 mil km² de áreas protegida, equivalente a 75% do total mundial de florestas protegidas.

“Ser um Campeão da Terra é uma honra e também uma responsabilidade. Há pouco mais de um ano discutíamos metas ambiciosas na Rio+20, e hoje já podemos ver a concretização de algumas delas. A mudança de perspectiva sobre a importância do desenvolvimento sustentável é crescente. O prêmio dialoga com essas conquistas. É um reconhecimento da história, e também um convite para enfrentar os desafios do futuro. Sei que podemos contar com PNUMA e a ONU como parceiros”, afirma Izabella Teixeira. 

A Ministra Izabella Teixeira foi convidada pelo Secretário-Geral da ONU a fazer parte, entre 2010 e 2012, do Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, que apresentou uma nova visão sobre crescimento econômico e prosperidade.

Após o Brasil ter sediado a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 em 2012, com destacada atuação da Ministra na preparação da conferência e na articulação para o seu documento final, Izabella Teixeira foi nomeada para participar do Painel de Alto Nível do Secretário Geral da ONU de Pessoas Eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. O Painel aconselha a organização na definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e no modelo de desenvolvimento para após 2015.   

“A Ministra Izabella Teixeira teve uma participação decisiva nas recentes conquistas ambientais do governo brasileiro, mas o seu compromisso com o conceito e a pratica do desenvolvimento sustentável vem de longa data. Sua atuação nas conferencias internacionais, o firme posicionamento do país no cenário internacional e a capacidade de dialogo com diversos setores da sociedade devem ser ressaltados. Ademais, a excelência do seu trabalho gerou o convite do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para Izabella participar do Painel de Alto Nivel da ONU sobre Sustentabilidade Global e de para servir no Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Agora recebe o premio Campeões da Terra. É gratificante saber que o meio ambiente poderá contar com a dedicação de Izabella Teixeira em uma escala cada vez mais global”, afirma a Representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú.

“Seu compromisso com o meio ambiente tem sido o foco de sua carreira em ciência e política. A Ministra Izabella Teixeira tem estado no centro de alguns dos assuntos mais debatidos e transformadores do momento, desde a Rio+20 até a reforma da política florestal brasileira. Izabella tem feito uma abordagem baseada em princípios e pragmatismo e, ao mesmo tempo, construindo pontes para outras questões”, declara Achim Steiner, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA.

“Liderança e visão são elementos essenciais na transição para uma Economia Verde. Esta transição está ocorrendo e ganhou um novo ímpeto com os resultados da Rio+20. Os Campeões da Terra de 2013 estão colocando em prática ações, políticas e estratégias para acelerar essas transformações. São guias para um futuro sustentável”, completa Steiner.  

A cerimônia do Campeões da Terra é patrocinada por Guandong Wealth, o fornecedor líder em purificadores de água e soluções integradas para tratamento de água na China.

Sobre os Campeões da Terra

O Campeões da Terra, que foi lançado em 2005, é o principal prêmio ambiental da ONU. Até os dias de hoje, 59 indivíduos e organizações foram premiados por sua liderança, visão, inspiração e ação com o meio ambiente. A lista de Campeões anteriores inclui o Presidente da Mongólia, Tsakhia Elbegdorj; o ex-presidente do México Felipe Calderon; a atriz chinesa e militante ambiental Zhou Xun; a Women’s Environment & Development Organization (WEDO) e a cantora Angélique Kidjo, do Benin. Visite www.unep.org/champions para saber mais.

Sobre Guangdong Wealth

Guangdong Wealth Environmental Protection é o fornecedor líder em purificadores de água e soluções integradas para tratamento de água na China. A empresa segue um modelo de negócio que coloca o bem-estar social antes dos interesses econômicos. Seu conceito de desenvolvimento, “Deixe o céu mais azul e a água mais limpa”, se une à meta do PNUMA de garantir o melhor uso dos nossos recursos naturais. A empresa investe em bolsas ambientais para jovens universitários, promove ações de limpeza e doa tabletes de purificação para enfrentar a poluição de rios de Pequim e Guangdong.

Fonte: PNUMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...