Vulcão Sinabung volta a entrar em erupção na Indonésia

O vulcão Sinabung entrou em erupção, neste domingo (15), na ilha de Sumatra, na Indonésia.
REUTERS/Tarmizy Harva
18/09/2013

O vulcão indonésio Sinabung entrou novamente em erupção na manhã desta terça-feira expelindo cinzas a uma altura de três quilômetros e provocando a retirada de cerca de 10 mil moradores, de acordo com as autoridades locais.

O Sinabung, localizado ao norte da Ilha de Sumatra, na região noroeste do país, já havia entrado em erupção no domingo de madrugada lançando cinzas e rochas incandescentes nos vilarejos vizinhos, antes de cessar um pouco suas atividades.

Mas nesta terça-feira, uma nova erupção, que se estendeu a dezenas de quilômetros, lançou uma nuvem de cinzas espessa até três quilômetros de altitude, segundo um vulcanólogo responsável pela vigilância do Sinabung.

O porta-voz das autoridades locais confirmou a retirada de 9.420 pessoas de suas casas desde o último domingo. Testemunhas relataram ter ouvido uma forte explosão proveniente do vulcão. As ruas, moradias e florestas ficaram cobertas com uma camada de cinza escura. Os habitantes da região usaram máscaras e guarda-chuvas para se proteger.

As companhias aéreas foram alertadas mas nenhum vôo foi cancelado, de acordo com o ministério dos Transportes da Indonésia. O Sinabung, que ficou adormecido durante quase um século, “acordou” em agosto e depois em setembro de 2010, forçando mais de 12.000 pessoas a deixar a região.

A Indonésia, localizada no chamdao “anel de ferro” onde são registradas frequentemente colisões de placas tectônicas, abriga dezenas de vulcões. O mais perigoso deles, o Merapi, na ilha de Java, matou 350 pessoas durante uma série de erupções em 2010.

Fonte: RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...