Haiti: Atraso na realização das eleições pode prejudicar estabilidade política, afirma ONU


Representante especial do secretário-geral, Sandra Honoré. Foto: ONU/Mark Garten
30/08/2013

A nova chefe da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH), Sandra Honoré, disse em seu primeiro informe ao Conselho de Segurança da ONU que o impasse eleitoral no país pode prejudicar a situação política e de segurança.

“O atraso contínuo na já tardia realização de eleições parciais para o senado, municipal e local é uma preocupação crescente e representa uma série de riscos para o processo de estabilização”, disse Honoré nesta quarta-feira (28) ao Conselho em Nova York.

A população haitiana precisa eleger um terço dos 30 membros do Senado e dezenas de postos municipais. As eleições deveriam ter sido realizadas no final de 2011, mas foram interrompidas por divergências em uma lei eleitoral – cujo projeto foi finalmente apresentado nesta terça-feira (27) ao Parlamento pelo presidente, Michel Martelly. De acordo com Honoré, os atrasos para a realização das eleições levam os cidadãos a expressar ceticismo em relação à eleições em 2013.

No início de 2014 o mandato de mais senadores irão expirar, tornando o Senado e o parlamento do país ineficazes e marcando um “declínio real do processo democrático no qual o Haiti não tem o luxo de sustentar”, disse a representante especial, acrescentando que “nesse caso, não podemos excluir a possibilidade de uma mobilização de forças da oposição e da sociedade civil que poderiam desestabilizar a situação política e de segurança”.

O Conselho de Segurança encarregou a MINUSTAH de apoiar o processo político haitiano, incluindo as suas eleições. Honoré vem promovendo o diálogo entre atores políticos com o objetivo de chegar a um acordo sobre o caminho a ser seguido, principalmente sobre as eleições. Ela também tem se reunido regularmente com membros do corpo diplomático do Haiti para garantir que as instituições do país, especialmente o Parlamento, continuem funcionando depois de janeiro de 2014.

Honoré ressaltou que os ganhos de estabilidade e de segurança no país precisam ser sustentados para que o Haiti possa ter sucesso em seus esforços atuais de estimular parcerias econômicas, atrair investimento estrangeiro e promover o desenvolvimento socioeconômico – a base para a estabilidade duradoura.

Fonte: Áfricas



2 comentários:

  1. Natureza e Paz

    Reativei o Ver de Vida, para continuar com a causa ambiental. Se puderem, ajudem-me a divulgá-lo.

    www.verevida.blogspot.com.br

    Cláudio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16"

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...