AGRICULTURA DE QUIXADÁ TESTARÁ NOVA TECNOLOGIA QUE TRANSFORMA AR EM ÁGUA

A técnica é um meio para a agricultura sustentável. (Foto: Albino Oliveira/ Ascom Sead)

28/03/2017

O município foi o escolhido para testar a tecnologia que pode transformar o sertão em potência da agricultura sustentável

Uma tecnologia pioneira da estado pode transformar o Sertão do Ceará em potência da agricultura sustentável.  A água retirada do ar promete ser a revolução e já está em pleno funcionamento no município de Quixadá, como mostra a reportagem da Tribuna BandNews FM.

Desenvolvida por um engenheiro brasileiro, a tecnologia vem sendo aprimorada há mais de 10 anos. O conceito, a ser testado em Quixadá, é pioneiro no Brasil e é o mesmo utilizado em um projeto realizado na Austrália pela empresa Sun Drop Farm – que é a líder mundial em agricultura sustentável.

O deputado federal Odorico Monteiro (Pros) explica que a máquina, que funciona à base de energia solar, suga o ar do meio ambiente, depois as moléculas de água passam por um filtro onde ficam retidas, na sequencia são realizadas mais três filtragens para desinfecção e mineralização, produzindo uma água puríssima para o consumo humano.

“Partes desses experimentos foram desenvolvidos na África para a clínica de hemodiálise. Um dos grandes desafios dessa clínica é a qualidade da água, essa água sai com mais de 95% de pureza”, afirma o deputado.

O grupo responsável pelo projeto australiano já está de olho nos resultados obtidos no Ceará. A combinação de quatro tecnologias pretende criar sistemas de agricultura sustentável não só em Quixadá, mas tem previsão de se estender para outros municípios. O sol que castiga o sertão, na verdade, pode ser a maior fonte de energia. Do mesmo modo, o clima quente e árido é ambiente ideal para se extrair a água que corre nos rios aéreos do sertão.

Com os sistemas de geração de energia solar e a tecnologia de produção deságua do ar, o Sertão pode superar a adversidade natural e se transformar, de verdade, em um poderoso polo de produção agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...