Objetivos globais podem levar a um futuro melhor para todos, diz Ban no Dia das Nações Unidas

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi estabelecida pelos 
países-membros da ONU no ano passado. Foto: ONU

24/10/2016

Em sua última mensagem como secretário-geral no Dia das Nações Unidas, Ban Ki-moon reconheceu os corajosos esforços dos funcionários da ONU que estão nas linhas de frente de desastres e conflitos, atendendo pessoas vulneráveis no mundo todo.

Como parte das comemorações para o dia, haverá um show em Nova York nesta segunda-feira (24), às 21h00 (horário de Brasília), com a participação de diversos artistas. O evento terá transmissão pela Internet.

Em sua última mensagem como secretário-geral no Dia das Nações Unidas, Ban Ki-moon reconheceu os corajosos esforços dos funcionários da ONU que estão nas linhas de frente de desastres e conflitos, atendendo pessoas vulneráveis no mundo todo.

“Também sofremos enormes desgostos — incluindo conflitos não resolvidos que causam imenso sofrimento por todo o problemático Oriente Médio, Sudão do Sul, Sahel e além”, disse Ban em mensagem para o Dia das Nações Unidas, lembrado anualmente em 24 de outubro, aniversário da entrada em vigor da Carta da ONU em 1945.

Ele completou: “juntos, criamos sólidas bases para o progresso compartilhado — sobre a qual precisamos construir, trabalhando ainda mais duro para empoderar mulheres, engajar a juventude e defender os direitos humanos para todos”.

Ban disse que importantes progressos foram feitos rumo a um futuro mais sustentável e à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, assim como no combate à ameaça das mudanças climáticas, por meio do Acordo de Paris, que entrará em vigor em 4 de novembro — uma adoção, segundo Ban, feita em tempo recorde na comparação com acordos globais semelhantes.

“Nesse histórico acordo está nossa melhor chance de um crescimento mais verde, mais limpo e de baixo carbono”, disse. Ban também elogiou o anúncio da criação do Museu das Nações Unidas, com sede em Copenhague, e exibições em várias partes do mundo, inclusive online.

O chefe da ONU declarou ainda estar honrado de ter servido à população mundial nos últimos dez anos, e pediu que todos apoiem o secretário-geral designado, António Guterres, em continuidade à missão global da organização em relação à paz, ao desenvolvimento sustentável e aos direitos humanos. O mandato de Ban como secretário-geral será encerrado no fim deste ano.

O 24 de outubro tem sido celebrado como Dia das Nações Unidas desde 1948. Em 1971, a Assembleia Geral recomendou que o dia fosse observado por Estados-membros da ONU como um feriado público.

Como parte das comemorações para o dia, a ONU irá enfatizar as ações concretas que as pessoas podem realizar para ajudar a atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Show em Nova York

O departamento de Relações Públicas da organização irá promover um show em Nova York na noite desta segunda-feira (24) para comemorar e também refletir sobre o trabalho das Nações Unidas por meio da linguagem universal da música.

O evento ocorrerá às 21h (horário de Brasília) e terá a apresentação de uma tradicional orquestra sul-coreana; do renomado pianista e Mensageiro da Paz da ONU, Lang Lang; do coral gospel do Harlem; da Ópera Nacional da Hungria e da soprano Andrea Rost e outros importantes artistas. O tema deste ano do Dia da ONU é “Liberdade Primeiro”.

Confira abaixo o link para acompanhar as apresentações:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...