ONU inaugura novo sistema de abastecimento de água no Haiti

Um dos sete pontos de distribuição de água para residentes de Madame 
Cyr, no Haiti. Foto: Minustah/Frederic Fath

10/09/2016

Projeto foi financiado quase inteiramente pela Missão das Nações Unidas no país, Minustah, e deve atender quase 14 mil pessoas na província central; sistema inclui cerca de 5,5 quilômetros de canos e sete pontos de distribuição de água.

Como parte de seus projetos de rápido impacto, a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, Minustah, inaugurou um novo sistema de abastecimento de água na área de Saut d'eau.

A expectativa é de que a estrutura atenda mais de 13,8 mil pessoas, mais da metade mulheres, na província central do país. Cerca de 250 residentes locais também receberam empregos temporários durante a construção do sistema.

Tarefa Grande

Em nota, o chefe de assuntos civis da Minustah, Pierre Ubalijoro, afirmou que "ainda há muito a fazer".

Ele ressaltou que "a tarefa é grande, mas o sistema da ONU continuará a apoiar o governo haitiano e a província Central para fortalecer o sistema de abastecimento de água potável".

Operações de Paz

De acordo com o Departamento da ONU para Operações de Paz, projetos de rápido impacto são aqueles de pequena escala e baixo custo planejados e implementados em um curto espaço de tempo.

A Minustah iniciou esses projetos para apoiar o governo do país na implementação de ações para combater doenças transmitidas pela água, como diarreia, febre tifóide e cólera.

Com um custo de US$ 95 mil, 95% financiado pela Missão da ONU, este último projeto se concentra em Nan Pwa, Madame Cyr e localidades vizinhas.

Aliviar o Fardo

O sistema de água, que inclui cerca de 5,5 quilômetros de canos e sete pontos de distribuição de água, também deve aliviar a fardo da população local de ter que viajar longas distâncias para buscar água potável.

O projeto foi agora entregue à agência nacional haitiana para abastecimento de água e saneamento, que vai cuidar do funcionamento do sistema.

Fonte: Rádio ONU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...