RIOTERRA promove ações na semana do meio ambiente



07/06/2016

Sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas às mudanças climáticas e mostrar que é possível, com ações simples, contribuir para a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida. Esta é a proposta em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) do Projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e executado pelo Centro de Estudos Rioterra.

Durante todo o mês o setor de Educação do CES Rioterra fará várias ações voltadas à difusão do conhecimento em Porto Velho e interior. As atividades começam com um concurso de redação entre alunos das escolas de Ensino Médio dos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo, sobre temas relacionados às mudanças climáticas.

Os alunos do 1° Ano farão a redação sobre o tema “O Homem e o clima”; “Mudanças climáticas e a Amazônia”, foi o argumento escolhido para os alunos do 2° Ano; e para aqueles que já estão no 3° Ano o tema é “Mudanças climáticas e agricultura familiar”.

De acordo com o cronograma, de 06 à 10 de junho, os alunos farão as redações com auxílio dos professores; na semana de 13 à 17 os textos serão corrigidos e os três melhores de cada turma de todas as escolas ganharão prêmios. Nos dias 20 e 21 haverá cerimônias de premiação com entrega de brindes. No final de junho um Dia de Campo com visita ao projeto Semeando Sustentabilidade e à Floresta Nacional do Jamari.

“Escolhemos trabalhar com estudantes na adolescência como forma de ampliar os debates sobre mudanças climáticas e seus impactos para o meio rural na Amazônia. Assim contribuímos com a educação dos jovens de nosso estado e democratizamos o debate sobre as questões que envolvem o clima”, justificou Janaína Alves, do Setor Educação do Centro de Estudos Rioterra.

Mostra artística na Capital

Em Porto Velho, o Centro de Estudos Rioterra vai participar da ação educativa “Ação cidadã: todos pelo bem comum”, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia - Sedam. Várias atividades estarão disponíveis à comunidade na praça Aloísio Ferreira, das 15h às 20h.

“Teremos uma Exposição Fotográfica das ações do projeto Semeando Sustentabilidade; uma mostra de sementes florestais e vídeos ambientais; doação de mudas de espécies frutíferas, de arborização e de horticultura; e demostração de defensivos agrícolas naturais com dicas para cultivo de hortas agroecológicas. “Nossa proposta é alertar sobre os ricos à saúde e ao meio ambiente do uso de agrotóxicos e mostrar que existem alternativas naturais contra a maioria das pragas.

Para isso, faremos receitas caseiras e mostraremos ao público como utilizá-las em casa”, explicou Alexandre Queiroz, do setor de Educação do Centro de Estudos Rioterra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...