Movimento Lixo Cidadão está conscientizando e engajando a população sobre o descarte correto de resíduos



15/06/2016

O Dia do Agente Ambiental – profissional da limpeza urbana conhecido popularmente como gari –, comemorado em 16 de maio, marcou o lançamento do Movimento Lixo Cidadão, que tem como objetivo conscientizar e engajar a sociedade a participar ativamente do processo de descarte correto de resíduos. Trata-se de uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo (Selur) que busca ampliar a percepção sobre a importância dos serviços de limpeza urbana e sua complexidade em todas as etapas.

“O principal objetivo com a criação do Movimento Lixo Cidadão é convidar a população a adquirir hábitos simples e de grande impacto, como respeitar os horários de coleta na rua e acondicionar adequadamente seus resíduos, por exemplo”, afirma o presidente do Selur, Ariovaldo Caodaglio. “O desenvolvimento dessa consciência colabora diretamente para a saúde pública e bem-estar urbano. Junto a isso, buscamos também destacar o trabalho dos profissionais que atuam diariamente para fazer a limpeza urbana acontecer”, explica.

Para ampliar as mensagens do Movimento Lixo Cidadão, as mídias sociais têm papel fundamental. A página do movimento no Facebook é a principal plataforma de conteúdo nas redes sociais, que traz informações úteis sobre o descarte correto de resíduos e sobre as possibilidades de participação nesta iniciativa. Além de posts exclusivos, a página reúne informações sobre a questão dos resíduos disponíveis na Internet. Os vídeos estão hospedados no canal do movimento no Youtube e o primeiro deles traz uma mensagem sobre o lançamento do projeto e homenageia os agentes ambientais.

Além disso, o site www.movimentolixocidadao.com.br serve como hub de conteúdo com as redes sociais apontadas para ele, onde estão concentrados vídeos, infográficos, reportagens, artigos e análises sobre a questão dos resíduos. “Para que o movimento se sustente e cumpra sua missão de conscientizar a população, será fundamental a participação da sociedade neste processo, de maneira que ideias, projetos e outras iniciativas que contribuirão para orientar, informar e educar as pessoas sobre os temas relacionados à causa”, explica Caodaglio. 

Sobre o Movimento Lixo Cidadão

O Movimento Lixo Cidadão é uma iniciativa criada pelo SELUR (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo) a fim de engajar e conscientizar o público em relação ao descarte correto de resíduos. A ação promove os profissionais envolvidos neste complexo processo enquanto busca educar a população sobre esse serviço fundamental para a sociedade. O Movimento Lixo Cidadão defende que o descarte correto de resíduos é um ato de cidadania e responsabilidade social, ou seja, uma tarefa de todos.   

Sobre o SELUR

O SELUR (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo) é o órgão responsável por centralizar os esforços das empresas paulistas de limpeza urbana. A instituição representa o conjunto de ações fundamentais para a sociedade, que incluem coleta e transporte de resíduos sólidos, manutenção da limpeza pública, além do tratamento e destinação final do descarte feito pela comunidade – desde residências até estabelecimentos comerciais e hospitalares. O SELUR tem ainda o objetivo de divulgar informações a fim de conscientizar os cidadãos comuns da relevância social, ambiental e econômica dos serviços prestados pelas suas associadas e seus milhares de colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...