PROGRAMA SOYA RECICLA COMPLETA 10 ANOS

Foto: Divulgação

07/04/2016

O óleo vegetal é um dos principais itens utilizados na preparação dos alimentos. Muitas vezes, no entanto, o produto não recebe a destinação correta após o uso, o que pode provocar danos ambientais. Para mudar essa situação, a Bunge criou, em 2006, o programa Soya Recicla, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado, evitando seu descarte na rede de água e esgoto.

Nesses dez anos, já foram coletadas mais de 3 mil toneladas de óleo de cozinha pós-consumo, ajudando a preservar 87 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a mais de 35 mil piscinas olímpicas. Atualmente, 40 municípios são atendidos pelo programa, em oito estados (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará), totalizando 2.188 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Além do recolhimento de óleo, o programa Soya Recicla apoia cooperativas de catadores a fim de melhorar suas condições de trabalho e eficiência na triagem de material reciclável, com investimentos em equipamentos e infraestrutura.

Desde a criação do Soya Recicla, o volume coletado cresce mais de 20% ao ano. O Instituto Triângulo é o grande operacionalizador do programa, realizando não apenas a logística de coleta como também a triagem e beneficiamento do material que envolve a conversão do óleo em sabão 90% biodegradável e a destinação para produção de biodiesel. O Instituto Triângulo é também responsável pela prospecção de novos parceiros, abertura de novos PEVs e campanhas educacionais de sensibilização da comunidade.

Uma das parcerias é desenvolvida com a Ultragaz desde 2013, na ação “Junte Óleo, Ultragaz Coleta, Soya Recicla”. A cada dois litros de óleo usado entregue nos caminhões da Ultragaz, o consumidor recebe duas barras de sabão biodegradável produzidas pelo Instituto Triângulo. Atualmente, mais de 235 revendas da Ultragaz são pontos de coleta de óleo pós-consumo. “Nosso maior desafio é provocar a mudança de postura com relação à preservação do meio ambiente. Isso passa por um processo de sensibilização e conscientização. Além de recolher o óleo, queremos formar opinião e multiplicar práticas de sustentabilidade e cidadania”, assegura Martus Tavares, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Bunge Brasil.

Para saber mais: http://www.bunge.com.br e http://www.soya.com.br/soyarecicla

CEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...