UNICEF: 21 milhões de crianças estão fora da escola no Oriente Médio e Norte da África

Crianças sírias em um campo para refugiados na Jordânia. Foto: Young Syrian 
refugees at Jordan’s Za’atri camp. Photo: ACNUR/A. Rummery

16/04/2015

Relatório de agências da ONU aponta que um total de 21 milhões de crianças e adolescentes não estão estudando ou correm o risco de abandonar a escola na região.

Apesar do impressionante progresso no aumento da taxa de escolarização na última década, uma em cada quatro crianças e adolescentes que vivem no Oriente Médio e Norte da África (MENA) ou estão fora da escola ou em risco de abandono, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

“Em um momento de tamanha mudança e tumulto, essa região simplesmente não pode permitir que 21 milhões de crianças caiam no esquecimento”, disse Maria Calivis, diretora regional do UNICEF MENA, em um comunicado de Beirute.

De acordo com um relatório conjunto entre o UNICEF e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), houve uma redução de 40% no número de crianças fora das escolas na região de MENA ao longo da última década. Entretanto, o progresso tem sido mais lento recentemente devido a uma combinação de pobreza, discriminação, falta de aprendizagem de qualidade e conflito.

Segundo o relatório, 12,3 milhões de crianças e adolescentes no Oriente Médio e no Norte da África estão fora das escolas, além de outros seis milhões com risco de abandoná-las. A esta conta, somam-se outras três milhões que estão sem estudar na Síria e no Iraque devido ao conflito.

As meninas são as mais afetadas pela evasão escolar na região. Em média, uma menina no MENA tem 25% menos chances de estar na escola que um menino.

Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...