Ana Cristina Barros assume a Secretaria de Biodiversidade e Florestas

Ana Cristina e Izabella Teixeira: gestão participativa
Foto: Martim Garcia/MMA

28/04/2015

Na cerimônia de posse, ministra falou sobre os desafios para a gestão da secretária e anunciou novos nomes para o Ministério do Meio Ambiente  

Por Rafaela Ribeiro – Edição: Sérgio Maggio

Ana Cristina Barros tomou posse, nesta segunda-feira (27/04), como secretária de Biodiversidade e Florestas (SBF) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a missão de estabelecer novas prioridades dentro da agenda da Secretaria, que envolve patrimônio genético, espécies, sistema de áreas protegidas e ecossistemas brasileiros. Ouviu da ministra Izabella Teixeira os desafios da gestão que se inicia. Um deles: alcançar os 60 milhões de hectares de áreas protegidas do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) antes de 2020.

No discurso de boas-vindas, Izabella Teixeira ressaltou a importância da política pública que o MMA desenvolve neste momento histórico: “Essa nova narrativa política vai desde a abertura dos Parques Nacionais, que precisam de Plano de Manejo, até a condução desse trabalho de ‘formiguinha’, feito em nome da transparência e da boa gestão pública”.

Com formação em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Cristina Barros respondeu, com entusiasmo, aos desafios de gestão. “Vamos produzir e mostrar nosso diferencial trabalhando juntos, como equipe articuladora do Ministério do Meio Ambiente, com suas autarquias e outros ministérios. Vamos mostrar uma visão de uma Secretaria que é articulada não só dentro do governo, mas também com a sociedade civil e as empresas”, projetou.

Entre as prioridades, a secretária destacou “a abertura das Unidades de Conservação e o estreitamento do contato entre a população e os parques, tanto para o uso dos produtos da biodiversidade como para o reconhecimento desses patrimônios”, projetou Ana Cristina.

NOMEAÇÕES

Durante a cerimônia de posse, a ministra Izabella Teixeira também anunciou novos nomes que vão compor o MMA. Carlos Guedes de Guedes vai assumir a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDRS), enquanto Cláudio Maretti será nomeado para a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

CARLOS GUEDES DE GUEDES (SEDR)

Ex-presidente e servidor de carreira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). É economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Pará, onde também foi secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças do governo do Pará e superintendente Nacional de Desenvolvimento Agrário do INCRA. No MDA, foi secretário Extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal e coordenador do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural.

CLÁUDIO MARETTI (ICMBIO)

É líder da Iniciativa Amazônia Viva da Rede WWF. Foi superintendente de Conservação do WWF-Brasil com responsabilidade sobre programas regionais como Amazônia, Cerrado-Pantanal e Mata Atlântica (no Brasil). É doutor em Geografia Humana, com tese sobre “Gestão territorial comunitária no oeste africano, e mestre em Geotecnia, com dissertação sobre o “Planejamento ambiental no Litoral Sul de São Paulo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...