Porto Alegre ganha Cartilha das Frutas Nativas

Secretária adjunta Ilza Berlato recebe um exemplar da Cartilha 
Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

25/09/2014 

Dentro da programação da 24ª Semana da Primavera, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) lançou na tarde desta quarta-feira, 24, a  “Cartilha das Frutas Nativas de Porto Alegre”.  A publicação é de autoria do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá).

A obra foi viabilizada por concurso realizado em 2010 (edital 02/2010), por meio do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. A tiragem é de mil exemplares, impressos em papel vegetal. “Esses editais do fundo permitem que atores de fora do âmbito da prefeitura, como Ongs,  possam mostrar o trabalho que desenvolvem. São uma excelente oportunidade de disseminar conhecimento”, destacou o biólogo da Ufrgs, Paulo Brack, um dos organizadores do projeto da cartilha. O InGá foi fundado em 1999 por alunos do Instituto de Biociências da Ufrgs com o objetivo de proteger e promover a biodiversidade. 

A cartilha apresenta, em 50 páginas, 19 frutos com ocorrência em Porto Alegre, importantes na alimentação humana e da fauna silvestre e na manutenção de habitats e ecossistemas dos ambientes naturais. Os alimentos são apresentados com dados sobre ocorrências, vitaminas e minerais e de dicas de uso, receitas e curiosidades. A coleta de sementes, produção de mudas e catalogação foram realizadas com a parceria do Viveiro Municipal, sob a coordenação do gerente do Viveiro, biólogo André Puente.

Organizada por Matias Köhler, acadêmico de biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Claudine de Abreu Corrêa, bióloga do InGá, e Paulo Brack, a publicação contribui para o resgate e o conhecimento da biodiversidade, para a conservação dos ambientes naturais e para a valorização das áreas rurais de Porto Alegre. “Entendemos como muito importante esta publicação. Nós, que moramos em Porto Alegre, não conhecemos nossas frutas. Esse livro é resultado de um trabalho árduo de quatro anos, realizado pelo InGá e pelo Viveiro Municipal e merece nossa homenagem e respeito”, destacou a secretária-adjunta da Smam, Ilza Berlato.

O lançamento contou com coquetel, no qual foram servidos sucos de frutas nativas. A cartilha será distribuída às bibliotecas municipais. No site frutaspoa.inga.org.br é possível acesar o material, com guia virtual, vídeos e mapas.

Fonte: SMAM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...