Cerca de 300 pessoas participam de seminário da Smam

Ampliação das áreas de proteção no município foi um dos temas abordados
Foto: Cibele Carneiro/Divulgação PMPA

26/09/2014 

Para uma platéia com cerca de 300 pessoas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realizou nesta quinta-feira, 25, o “2º Seminário de Áreas Protegidas: Conservação, Biodiversidade e Proteção Jurídica”. O evento, que ocorre ao longo de todo o dia no Auditório do Foro Central, integra a programação da 24ª Semana da Primavera. 

Na abertura do Seminário, o vice-prefeito Sebastião Melo destacou que sustentabilidade não é só plantar árvores. “Estamos trabalhando em todas as frentes para tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais sustentável, mas precisamos da ajuda da população para nos comprometer com as gerações futuras. Não é possível que ainda gastemos R$ 1,2 milhão por mês limpando focos irregulares de lixo, por exemplo.” Melo citou ainda projetos como o de ampliação da capacidade de tratamento de esgotos de 27% para 80% (Programa Integrado Socioambiental e ETE Sarandi), o aumento do número de ciclovias, de recuperação de áreas degradadas e de retomada da área rural como exemplos deste esforço concentrado com foco na melhoria ambiental.   

O secretário Cláudio Dilda, o supervisor de Meio Ambiente da Smam, Mauro Gomes de Moura, e a coordenadora do evento e gestora da Reserva Biológica do Lami, Patrícia Witt, defenderam a ampliação das áreas de proteção no município. Segundo Patrícia, desde o início da civilização a estratégia mais eficiente para conservar ecossistemas é a preservação dos ambientes naturais. ”É melhor criar uma unidade de conservação e depois decidir como gerir do que não criar e perder esta riqueza de fauna e flora. As unidades de conservação são determinantes para a proteção da biodiversidade”, afirma a bióloga. 

Também participaram da abertura do Seminário a juíza de Direito, Eliziana da Silveira Perez, e o diretor da Agapan, biólogo Alfredo Gui Ferreira. 

Para acessar a programação completa do evento, clique aqui

Fonte: SMAM


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...