Uma nova esperança para o Haiti

12/08/2014

O Haiti ainda abriga o maior número de casos de cólera do hemisfério ocidental – algo inaceitável em um mundo de vasto conhecimento e riqueza. Mas o país está caminhando rumo ao sucesso. Assim como o cólera foi eliminado em outros lugares em todo o mundo, pode ser eliminado do Haiti. 

Leia neste artigo do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o lançamento da ‘campanha 
saneamento total’, na área rural em Las Palmas, no Haiti, no dia 14 de julho de 2014. 
Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Durante minha recente visita à comunidade rural de Los Palmas, no Haiti, pude conversar com famílias diretamente afetadas pela epidemia de cólera que atinge o país desde o terremoto de 2010. Um homem me contou que a doença matou sua irmã e sua sogra, que tinha que caminhar várias horas até o hospital mais próximo. Ele e sua esposa estão agora cuidando de cinco sobrinhos órfãos.

Histórias como esta não são raras hoje no Haiti, onde milhares de pessoas em todo o país têm enfrentado tragédias e provações semelhantes.

Mas há sinais de esperança. O aumento da participação da comunidade e mudanças nas práticas de higiene permitiram libertar mulheres, homens e crianças de Los Palmas do cólera e reduziram o risco de contrair outras doenças transmitidas pela água. A família que conheci, por exemplo, me mostrou orgulhosamente um novo filtro de água.

Esta abordagem será fundamental para o sucesso da campanha de saneamento total – http://choleraunicef.contentthatmoves.com/ – que o primeiro-ministro haitiano Laurent Lamothe e eu lançamos em Los Palmas durante minha visita. O incentivo ao investimento em bens domésticos duráveis e latrinas higiênicas, proporcionando uma melhoria nos produtos e serviços de saneamento a preços acessíveis, além de garantir que as escolas e centros de saúde tenham as infraestruturas de água e saneamento adequadas, melhorará as condições de saúde de três milhões de pessoas em áreas de alto risco nos próximos cinco anos. Pouco antes de deixar o vilarejo colocamos a primeira pedra simbólica de uma nova fonte de água segura.

A campanha é o último passo de uma ampla operação apoiada pelas Nações Unidas para eliminar o cólera do Haiti. A ONU e o governo haitiano criaram recentemente um comitê encarregado da implementação de uma estratégia para cobrir todos os aspectos da prevenção e resposta ao cólera, incluindo a assistência para famílias e comunidades.

O Ministério da Saúde do Haiti e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde estão começando a segunda fase de uma campanha de vacinação financiada pela ONU que tem como alvo 600 mil pessoas que vivem em áreas onde o cólera persiste, sendo que 200 mil serão vacinadas no próximos dois meses e outras 300 mil até o final deste ano. Durante a primeira fase da iniciativa, ano passado, 100 mil pessoas foram vacinadas.

Esses esforços já reduziram de forma significativa o número de vítimas da epidemia. Durante os primeiros meses deste ano, o número de casos e de mortes de cólera caiu cerca de 75% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o nível mais baixo desde que o surto começou.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o lançamento da ‘campanha 
saneamento total’, na área rural em Las Palmas, no Haiti, no dia 14 de julho de 2014. 
Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Porém o Haiti ainda abriga o maior número de casos de cólera do hemisfério ocidental – algo inaceitável em um mundo de vasto conhecimento e riqueza. Mas o país está caminhando rumo ao sucesso. Assim como o cólera foi eliminado em outros lugares em todo o mundo, pode ser eliminado do Haiti.

Melhorias em outras áreas do Haiti também estão acontecendo, em grande parte pelo compromisso da ONU com o país. Desde 2004, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) tem trabalhado para melhorar a segurança, apoiar o processo político, fortalecer as instituições governamentais e proteger os direitos humanos. A Missão desempenhou também um papel importante na estabilização e reconstrução do país após o terremoto de 2010.

Como resultado dos esforços da MINUSTAH – e das agências da ONU – a situação de segurança melhorou consideravelmente, sustentada por um judiciário forte e uma força policial nacional mais eficaz. Ao mesmo tempo, as matrículas do ensino primário subiram de 47% em 1993 para quase 90% hoje.

Devido à persistente fragilidade política e social, uma economia fraca e finanças severamente restringidas, o progresso contínuo do Haiti permanece longe de ser atingido. Para melhorar as chances de alcançar os objetivos de desenvolvimento, o Haiti deve seguir com seus planos de realizar eleições legislativas e locais este ano, seguidas da eleição presidencial do próximo ano.

Líderes haitianos de todo o espectro político devem esquecer suas diferenças para garantir que o processo eleitoral seja conduzido de forma justa, avançando, assim, o Estado de Direito, a salvaguarda dos direitos humanos e a consolidação das bases democráticas do país.

O apoio continuo da comunidade internacional é também essencial. O Haiti precisa urgentemente de ajuda para financiar os 2,2 bilhões dólares necessários para o Plano Nacional de Eliminação do Cólera. Até agora, apenas 40% dos 448 mil dólares que serão necessários nos dois primeiros anos para investimentos em sistemas de alerta, resposta rápida, água, saneamento e vacinas foram mobilizados – apenas 10% do total prometido.

O povo haitiano possui a compaixão e a determinação necessárias para superar a epidemia de cólera e alcançar o desenvolvimento econômico inclusivo. Mas a comunidade internacional – em particular as instituições financeiras internacionais que trabalham na região – deve apoiá-lo.

Fiquei profundamente comovido com a hospitalidade e compaixão que vi em Los Palmas. Mas também entendo que os haitianos esperam que seu governo e a ONU cumpram suas promessas. Se cada um fizer sua parte, podemos dar aos haitianos o futuro saudável e próspero que merecem.

Fonte: ONU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...