OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O “VERDE MAQUIADO”

11/08/2014

Por Eder Granato

Os conceitos de sustentabilidade, o marketing sem fundamento e as distorções constantes das dimensões sustentáveis crescem a cada dia. 
Pesquisas técnicas demonstram recentemente que apenas 8% dos consumidores deixam de comprar produtos e ainda criticam a empresa para terceiros, disseminando informações negativas, caso insatisfeitos com o produto ou serviço oferecido.
Na Austrália, recente levantamento, identificou que 98% dos produtos oferecidos como verde são “maquiados”. No Brasil, desconhecemos estes números, sendo este mais um argumento para que as corporações não mudem e acelerem ainda mais a corrida maluca para o “verde maquiado”.
Temos a população do planeta mais preocupada com as mudanças climáticas e disposta a até pagar mais caro por produtos e serviços que possam contribuir para um mundo melhor.
Algumas empresas sabendo disso têm exagerado em sua comunicação e cometido erros que poderiam ser classificados como propaganda enganosa ou mesmo falsidade ideológica.
Esses comportamentos têm causado mais ceticismo e desconfiança no consumidor e dificultado o posicionamento de ações consistentes em sustentabilidade. 
Por falta de opção e informação correta, os consumidores brasileiros continuam levando para casa produtos que podem prejudicar a saúde de suas famílias propagandeados como “mais sustentáveis” porque têm rótulos e embalagens recicladas.
A falta de uma legislação adequada que proteja o interesse do consumidor tem feito com que seja possível se anunciar pão-de-queijo que não contém queijo, produtos como ecológicos que agridem a natureza e se estimular o uso de água sanitária como mais sustentável só porque sua embalagem é feita de material reciclado.
É interessante perceber que existem empresas multinacionais fazendo isso em nosso País, mas que não se atreveriam a fazê-lo nos EUA onde poderiam estar sujeitas a multas milionárias.
Logo precisamos nos alicerçar em leis que protejam os consumidores e nos proporcionem a devida segurança para quando adquirirmos produtos com rótulos que indiquem serem sustentáveis, realmente estejam cumprindo todos os requisitos necessários. 
Desta forma reforçamos a necessidade da Educação Ambiental, da ação embasada no Direito Ambiental.
Nós consumidores, unidos e conscientes de nossa importância somos fortes, conseguimos mudar o rumo das coisas e sem sombra de dúvida melhorar nossa qualidade de vida.



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