O que fazer com o lixo eletrônico?



15/08/2014

Pilhas, baterias e computadores em desuso não podem ser descartados em qualquer lugar porque são tóxicos e trazem riscos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, a destinação correta do e-lixo está prevista em lei.

Mesmo depois de aprovada a lei 13.576/09, que responsabiliza os fabricantes pelo descarte do lixo eletrônico, muita gente ainda não sabe o que fazer com teclados, monitores, baterias e pilhas em desuso.

Segundo estudos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) o Brasil produz cerca de 368 mil toneladas de lixo eletrônico por ano, mais de mil toneladas por dia. Esse montante é resultado das constantes inovações tecnológicas. Cada dia surgem novos equipamentos e as pessoas trocam tudo, toda hora, o que faz crescer a quantidade de lixo eletrônico.

O descarte incorreto do e-lixo é mais grave do que se imagina. Grande parte do lixo eletrônico é tóxico e pode causar danos ao meio ambiente e à saúde.

Quando descartados de maneira incorreta, os eletrônicos podem trazer muitos riscos, pois contêm substâncias perigosas, metais tóxicos que, em contato constante com pessoas, causam doenças. Esses materiais podem também gerar um ciclo de contaminação do solo, do lençol freático e chegar ao consumidor final na água.

Um computador, por exemplo, tem cerca de 18% de chumbo, cádmio, berílio e mercúrio, que são metais tóxicos. O descarte incorreto desse equipamento oferece sérios riscos à saúde. O chumbo, por exemplo, é prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso.

Os produtos ou peças eletrônicas que não servem mais devem ser entregues nas lojas que os vendem, para que sejam devolvidos aos fabricantes que são obrigados por lei a darem destino correto aos resíduos, ou levados para centros de triagem para serem separados e reaproveitados.

A maior parte dos metais não fica no Brasil, pois o país ainda não tem empresas que reciclam 100% desses materiais. Eles vão para o exterior onde as substâncias tóxicas são separadas e reaproveitadas em novos produtos, como celulares, baterias etc.

A participação da população no caso da disposição ecologicamente correta deste tipo de lixo é essencial, pois além de colaborar com o meio ambiente urbano contribui com as cooperativas de reciclagem.

O gerador do lixo é o responsável pelo seu descarte e objetivamos sempre a maior conscientização dos moradores para a colaboração neste tipo de trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...