Vigilância Sanitária inicia ações de prevenção para Olimpíadas 2016

30/07/2014

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses – Subvisa – começou a catalogar os bares, restaurantes e hotéis que serão inspecionados para o atendimento aos turistas que virão participar das Olimpíadas 2016. O principal foco do trabalho é a orientação de comerciantes sobre as boas práticas na produção, manipulação e comercialização de alimentos, obedecendo às normas higiênico-sanitárias.

Após catalogados, os estabelecimentos terão amostras de alimentos recolhidas para análise em laboratórios. Essa atividade também foi feita na Copa 2014, por um período de dois anos antecedente ao evento. E o resultado aponta uma redução de 50% nas interdições de lanchonetes, bares, restaurantes e hotéis.

Essa diminuição de riscos nos estabelecimentos é resultado de um trabalho educativo que serviu como prevenção de danos à saúde. Durante os dois anos, a ação denominada "Colheitas de Amostras – Copa 2014" inspecionou 2.500 estabelecimentos nas áreas mais movimentadas da cidade, que tiveram amostras de alimentos retiradas e levadas para análise.

Do total analisado, 15% apontaram índices insatisfatórios e precisaram de um acompanhamento mais próximo das equipes da Vigilância Sanitária.

Esse trabalho de acompanhamento próximo, constante e reincidente aponta uma mudança de postura da vigilância sanitária do Rio de Janeiro, que passa a educar comerciantes e todo o público-alvo de inspeções do órgão, antes de aplicar as sanções.

Todas as amostras recolhidas até o último dia da Copa, 13 de julho, foram analisadas pelo Laboratório de Controle de Produtos da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses.

O primeiro trabalho da Subvisa voltado para as Olimpíadas será feito nesta terça-feira (29/07), na preparação e realização do evento-teste "Regata Internacional de Vela", onde vai ser analisada toda a alimentação de 320 atletas de 34 países, além dos visitantes. A regata, que é uma organização do Comitê Olímpico 2016, começa no dia 2 de agosto e vai até o dia 9, na Marina da Glória. Informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.aquecerio.com.

Fonte: Agência Rio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...