Destroços em mar do Haiti podem ser de caravela de Colombo

Réplica da nau de Colombo, construída em 1997 por um holandês. 
Trabalhos levaram doze meses - Foto: Divulgação

11/07/2014

Especialistas da Unesco farão análise do que pode ser a Caravela Santa Maria, que trouxe o navegador genovês até a América em 1492

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) enviou um grupo de especialistas ao Haiti para examinar os destroços de uma embarcação na costa da cidade de Cabo Haitiano, no norte do país. O pedido foi feito pelo governo haitiano, que acredita que o navio submerso possa ser a nau Santa Maria, que trouxe o navegador e explorador genovês Cristóvão Colombo à América em 1492.

A solicitação por um grupo de especialistas partiu da ministra da Cultura do Haiti, Monique Rocourt, como forma de proteger o patrimônio cultural subaquático do país. Os pesquisadores irão analisar o estado da embarcação e confirmar sua origem. Desde 2001, a Convenção da Unesco sobre o patrimônio subaquático busca proteger e preservar os objetos encontrados. Até agora, 48 países fazem parte da ação, entre eles o Haiti.

Segundo os registros históricos, a caravela Santa Maria encalhou em um recife ao norte da costa onde hoje fica o Haiti, afundando em 25 de dezembro de 1492. Também faziam parte da expdição de Colombo as naus Niña e Pinta, que viajaram ao oeste do continente europeu na esperança de descobrir o Novo Mundo. A descoberta dos destroços de Santa Maria ocorreu em 14 de maio pelo explorador submarino americano Bill Clifford. Equipes investigam o local desde 2003.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...