Ativista do Greenpeace recebe título de Cidadã de Porto Alegre


Ativista do Greenpeace ficou três meses detida na Rússia| Foto: Will Rose/Greenpeace
Luciano Victorino/CMPA

11/07/2014

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará, nesta sexta-feira (11), às 15 horas, Sessão Solene para a outorga do título de Cidadã de Porto Alegre à Ana Paula Maciel. Conforme a vereadora Fernanda Melchionna, que propôs a homenagem, a intenção é ressaltar a solidariedade dos porto-alegrenses para com ela e o reconhecimento do Parlamento por sua dedicação ao meio ambiente.

Ativista do Greenpeace há mais de oito anos, Ana Paula foi abordada durante uma viagem, no dia 19 de setembro de 2013, junto a outros 29 ativistas de diversas nacionalidades, por policiais russos, que os prenderam a bordo do navio Artic Sunrise. Os ativistas foram mantidos cinco dias em cativeiro dentro do próprio navio, até serem levados para uma prisão em Murmansk.

“Sob a absurda acusação de pirataria, a ativista ficou dois meses na prisão e mais um mês sob fiança em São Petersburgo. A prisão injusta, a truculência policial e a detenção ilegal dos ativistas geraram indignação no mundo inteiro. Foram mais de dois milhões de assinaturas coletadas pelo Greenpeace para exigir a libertação da tripulação do Artic Sunrise, além de atos e mobilizações”, destacou a vereadora.

De acordo com Fernanda, os ativistas alertaram o mundo sobre a importância do gelo do Ártico para o equilíbrio do planeta. “Ana Paula Maciel é uma dessas pessoas que dedicam suas vidas às grandes causas. Desejamos prestigiar essa honrada cidadã do município de Porto Alegre por sua trajetória de luta ambiental e, consequentemente, social”, disse.

Fonte: Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...