No Amazonas, filhotes órfãos ganham cuidados de 'mães de pelúcia'

Campanha quer incentivar a doação de bichos de pelúcia a animais 
de verdade (Foto: Diogo Lagroteria/ Ibama)
29/01/2014

Campanha do Ibama e Ipaam quer arrecadar bichos de pelúcia.
Tratamento utiliza objetos como 'mães postiças'.

Animais resgatados no Amazonas estão recebendo cuidados de "mães postiças". Por meio da iniciativa de um veterinário, filhotes de macacos, preguiças, tamanduás, entre outros resgatados em Manaus são tratados com a adoção de bichinhos de pelúcia. A campanha do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebe doações de voluntários na capital.

A ação "Doe um Bichinho de Pelúcia a um Bichinho de Verdade" é realizada pelo Centro de Triagens de Animais do Ibama, em parceria com a Gerência de Fauna (GFAU) do Ipaam. Todos os anos, o Cetas recebe dezenas de animais órfãos, que precisam de cuidado intensivo.Os filhotes passam por essa fase da vida agarrados e pendurados a seus pais, por quem são carregados.

Bichos de pelúcia são utilizados durante tratamento (Foto: Diogo Lagroteria/ Ibama)

De acordo com o Ipaam, o veterinário Diogo Lagroria lançou a campanha porque encontrou nos bichos de pelúcia a figura materna que representa a proteção e conforto que os filhotes necessitam.

A bióloga Natalia de Souza Lima que atua no Cetas explicou que os animais resgatados recebem cuidados no centro de triagens e que as equipes trabalham para deixar os animais mais próximos do habitat real.

Segundo Natalia, a campanha também pretende chamar a atenção da sociedade para a caça ilegal das espécies. "É importante destacar que a campanha não quer despertar nas pessoas o desejo de se ter um filhote em casa. Queremos, além de coletar o material para o manejo dos filhotes, despertar o que está levando ao recebimento desses animais. Desejamos despertar o que está por trás disso, destacando a questão da captura para fins de criação, contrabando, maus-tratos e, a partir disso, criar um debate sobre esse tema", ressaltou a bióloga.

A campanha solidária busca arrecadar animais de pelúcia para auxiliar no tratamento e cuidados dos filhotes. Podem ser doados bichinhos de pelúcia, toalhas de rosto ou banho, lençóis, cobertores ou travesseiros. Os materiais podem ser deixados no Cetas do Ibama, situado na Rua Ministro João Gonçalves de Souza, s/nº - Km 01- Br 319, Distrito Industrial de Manaus. Outra opção para doação é procurar um dos tratadores ou servidores, do núcleo de fauna do Ipaam, localizado na Rua Mário Ypiranga Monteiro, 3280, Parque 10 de Novembro.

Outras informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone (92) 2123-6774.

Fonte: G1 Natureza

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...