Solstício marca a chegada do verão no Hemisfério Sul neste sábado às 14h11min

Sol incide com mais intensidade no Hemisfério Sul, marcando a chegada da estação
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
20/12/2013

Astrônomo explica momento em que acontece a menor sombra do ano no trópico

Ao mesmo tempo que o universo é grandioso, consegue ser detalhista. A angulação da Terra, a posição do sol, a influência da lua e a velocidade dos corpos celestes se combinam para um acontecimento de um instante. Neste momento, que ocorrerá amanhã, às 14h11min, as sombras se encolherão no menor tamanho possível e darão lugar ao verão.

O momento é chamado de solstício ("sol parado", em latim) de verão. É quando os raios solares incidem com maior intensidade no Hemisfério Sul do planeta. A radiação, neste instante, chega perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio — uma linha imaginária ao sul do Equador. 

As cidades que passam por essa linha — como as paulistas de Sorocaba e Ubatuba — não terão sombra às 14h11min de amanhã. Isso ocorre porque o sol estará mirando seus raios exatamente sobre o Trópico de Capricórnio. Se um fio ligasse o astro-rei ao solo terrestre formaria um ângulo de 90 graus com o chão desses municípios. Ou seja, por lá não haverá lugar plano sem sol. Como Florianópolis está abaixo do trópico, a inclinação da sombra será de 4 graus em direção ao sul, a menor sombra possível em todo o ano. 

— É por esse motivo que os engenheiros de Florianópolis preferem não construir as casas posicionadas para o sul. Uma parede estaria sempre com sombra — explicou o engenheiro mecânico e astrônomo Adolfo Stotz Neto. 

A velocidade também é fator fundamental para que o solstício seja um momento ímpar para cada ano. Como a terra gira ao redor do sol com uma velocidade de 29 quilômetros por segundo, cada lugar do Brasil será banhado perpendicularmente pelos raios do astro-rei por apenas um segundo. É um capricho do universo que marca o início da estação mais quente do ano.


Assita à explicação do astrônomo Adolfo Stotz Neto para o solstício de verão:

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...