Panda gigante dá à luz em Washington, mas quem é o pai?

24/08/2013

WASHINGTON, 23 Ago (Reuters) - Uma panda gigante deu à luz nesta sexta-feira um filhote no Zoológico Nacional Smithsonian, em Washington, nos Estados Unidos, embora não esteja imediatamente claro quem poderia ser o pai.

O filhote, que ainda não foi batizado, é o terceiro da mãe Mei Xiang, de 15 anos, que pôde ser vista segurando o recém-nascido na câmera do zoológico pouco depois de dar à luz na noite desta sexta-feira.

O bebê panda parece saudável, disse o diretor do zoológico, Dennis Kelly, acrescentando que os cientistas vão dar uma olhada mais de perto nos próximos dois dias.

O filhote foi concebido por meio de inseminação artificial em 30 de março, com uma mistura de sêmen fresco e congelado, coletados a partir de dois machos diferentes, segundo o zoológico: Tian Tian, ​​que vive no Zoológico Nacional, e Gao Gao, que mora no zoológico de San Diego.

Os cientistas vão realizar um teste de paternidade nas próximas semanas para descobrir qual panda macho gerou o filhote, disse o zoológico.

Os pandas gigantes são uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Seu habitat natural está em algumas cadeias de montanhas no centro da China. Há cerca de 1.600 deles vivendo em estado selvagem e cerca de 300 em cativeiro, principalmente na China.

Pandas fêmeas são capazes de conceber apenas por dois ou três dias na primavera, o que torna difícil a reprodução. O período de gestação é de cerca de cinco meses. A maioria dos pandas criados em cativeiro é concebido por meio de inseminação artificial.

Determinar se uma panda está prenha pode ser complicado. As fêmeas podem ter gravidez psicológica que provoca picos hormonais e mudanças de comportamento, tais como diminuição do apetite e da mobilidade, semelhantes aos sintomas de uma gravidez real.

Os cientistas não viram evidência de um feto na última vez que fizeram um exame de ultrassom em 5 de agosto, mas suspeitaram que um filhote poderia estar a caminho uma semana depois, quando Mei Xiang começou a passar longas horas lambendo seu corpo e embalando seus brinquedos.

O primeiro filhote de Mei Xiang nasceu em 2005 e agora vive na China. Seu segundo filhote morreu seis dias após o nascimento, em 2012.

(Reportagem de Andy Sullivan)

Fonte: R7 Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...