Pesquisadores do Projeto Baleia Franca avistam 107 mamíferos em setembro

A quantidade de filhotes avistados foi uma das mais altas já registradas
Foto: Paulo Flores / ICMBio/PBF-Brasil

Desse total, 51 eram filhotes e 66 animais foram vistos no litoral de Santa Catarina

A temporada de 2012 está sendo comemorada pelos pesquisadores Projeto Baleia Franca (PBF). Em julho, quando fizeram o primeiro sobrevoo, houve recorde de baleias avistadas: 103. Em setembro, conhecido por ser o período com mais avistagens, o número de animais ficou dentro da média: 107, sendo 51 filhotes. Desses, 66 animais foram vistos entre Itapirubá e Praia Vermelha, litoral de Santa Catarina

— O mês de julho realmente nos surpreendeu, foi muito acima da média. Para setembro está dentro das expectativas. Estamos muitos felizes com essa temporada, que é resultado de um trabalho de vários anos do Projeto Baleia Franca — diz Karina Groch, diretora de Pesquisa do PBF. 

Neste segundo sobrevoo foi possível observar algumas baleias que foram registradas em julho, como é o caso do filhote de baleia-franca albino, que já ganhou peso e foi visto na praia de Ibiraquera. Os pesquisadores também avistaram a baleia batizada como Olívia, junto com o filhote nascido este ano. 

Segundo os especialistas, uma outra boa surpresa foi ver a baleia que no início de agosto foi encontrada ferida no litoral norte. Batizada de Mariscal, agora ela está bem.

— Além da grande quantidade de filhotes, uma das maiores já registrada, o resultado demonstra a importância do monitoramento aéreo e a continuidade das nossas pesquisas sobre a dinâmica, ocorrência e distribuição das baleias no litoral catarinense — diz Paulo Flores, analista ambiental do Centro de Mamíferos Aquáticos/ICMBio. 

A primeira parte do sobrevoo foi acompanhada por uma equipe do Jornal Nacional. A matéria está sendo produzida e mostrará a vinda desses animais em busca de águas mais quentes para procriar e ter os filhotes, além do trabalho dos pesquisadores em prol da conservação da espécie.


Curso online de Obesidade - Aspectos Clínicos e Moleculares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...