Robô envia primeira imagem colorida de Marte


Primeira imagem colorida de Marte mostra o que parece ser um deserto 
(Divulgação/Nasa)
08/08/2012

Curiosity está há dois dias na mais ambiciosa missão no planeta vermelho

Piso arenoso, montanhas e uma aparente semelhança com regiões desérticas da Terra. Foi essa impressão apresentada pela primeira imagem colorida enviada pelo robô Curiosity para os cientistas da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos). A imagem foi feita na tarde de segunda-feira (6), quando o laboratório móvel pousou no planeta Marte.

O robô está em uma grande cratera do planeta vermelho, e os cientistas que já analisaram esta e outras imagens enviadas nos primeiros dois dias de expedição dizem ser possível perceber formações rochosas de tempos muito antigos, embora seja difícil precisar a data delas.

Sinta-se em Marte! Veja aqui imagem 360º do planeta, a partir do ponto onde se encontra o robô Curiosity.

Robô busca indícios de vida extraterrestre em Marte

O pequeno veículo da Nasa pousou em Marte às 2h31 (horário de Brasília) em uma das maiores crateras do planeta. Equipado com um laboratório móvel, ele tem como missão buscar rastros que possam indicar que houve ou ainda há alguma forma de vida no planeta vermelho.

Essa missão é um grande passo para a perspectiva da Nasa de levar uma missão tripulada ao planeta até 2030.


A descida pela atmosfera do planeta, após uma viagem da Terra de 570 milhões de quilômetros, foi chamada de 'sete minutos de terror' por conta das manobras de alto risco que reduziram a velocidade da nave de 20 mil km/h para apenas 1m/s, o que permitiu que as rodas do jipe-robô tocassem a superfície da cratera suavemente.

Confira também


O veículo deve executar a primeira fase de sua missão em 98 semanas, mas a expectativa é que continue suas pesquisas por cerca de uma década. Geradores de plutônio têm capacidade de fornecer calor e eletricidade por pelo menos 14 anos para a missão. É um sistema de geração de energia diferente do de outras missões que contaram com painéis para geração de energia solar.

O robô está equipado com ferramentas que podem, entre outras coisas, perfurar rochas e coletar amostras de materiais do planeta.

Os estudos do robô começarão em uma montanha localizada no interior da cratera. Ele irá subir a montanha e estudará as pedras ali sedimentadas ao longo de bilhões de anos. O veículo buscará indícios de substâncias que possam ter sido propícias à vida em Marte. Indícios da presença de água no passado de Marte foram detectados em estudos anteriores, feitos a partir de imagens do local.

Com o sucesso da missão, Curiosity soma-se à lista de missões bem-sucedidas da Nasa a Marte, como Viking 1 e 2 (em 1976), Pathfinder (1997), Marz Exploration Rovers (2004) e Phoenix (2008). A missão que enviou o robô Curiosity a Marte custou US$ 2,5 bilhões.

Fonte: R7.com

Curso online de O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...