Amazônia deve registrar forte extinção de espécies até 2050


13/07/2012

Até 2050 podem ocorrer de 80% a 90% das extinções de espécies de mamíferos, aves e anfíbios nos locais da Amazônia onde já foi perdida a vegetação, de acordo com pesquisa que acaba de ser publicada na revista Science.

Pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos relacionaram as taxas de desmatamento na Amazônia de 1978 a 2008 às espécies que viviam na região. Para os cientistas, o desmatamento de hoje vai ser refeltir no futuro próximo na extinção de espécies.

Isso porque, argumentam os cientistas, o desaparecimento de espécies não é imediato ao desparecimento de partes da floresta, pois, com a degradação de áreas, os animais migram para regiões vizinhas. Ocorre que, no novo local, eles vão ter de competir por recursos com animais que já estavam na área. Com isso, segundo os cientistas, o desaparecimento é retardado e pode levar décadas para se concretizar.

Esse processo, chamado de "débito de extinção", é que foi calculado pelos cientistas. Por conta das diferenças da biodiversidade nas diversas regiões da Amazônia, os pesquisadores mapearam os nove Estados em áreas de 50 quilômetros quadrados, para estimar os impactos locais.

De acordo com o ecólogo Robert Ewers, do Imperial College, de Londres, o desmatamento na Amazônia está mais concentrado no sul e leste. Mas a maior diversidade de espécies se encontra no oeste da região. "Mas não há dúvida de que muitas estão localmente extintas onde o desmatamento foi maior", explica Ewers.


Curso online de Ultra-Sonografia em Pequenos Animais

Um comentário:

  1. É muito triste essa realidade!!!!
    Apoio quem incentiva a preservação da natureza como esse blog!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...