DIA MUNDIAL ALERTA PARA CRISE SANITÁRIA NO MUNDO

Banheiro público em  Ciudad Pachacutec, no Peru. Banco Mundial/Monica Tijero

19/11/2018

Cerca de 60% da população mundial não têm banheiro, ou casa de banho, segura; ONU destaca soluções sustentáveis para marcar este  19 de novembro, Dia Mundial do Toalete.

As toaletes, ou sanitas, salvam vidas, porque o desperdício humano espalha doenças fatais. O Dia Mundial do Toalete, marcado esta segunda-feira, pretende chamar a atenção para a crise global de saneamento.

Segundo a ONU, cerca de 60% da população mundial, ou 4,5 bilhões de pessoas, não têm um banheiro seguro e 892 milhões ainda defecam a céu aberto.

Crise

892 milhões de pessoas ainda defecam a céu aberto, by Foto ONU/ Logan Abassi
As Nações Unidas dizem que o impacto da exposição a fezes humanas nesta escala tem um impacto arrasador sobre a saúde pública, as condições de vida e de trabalho, a nutrição, a educação e a produtividade econômica.

Em nota, a organização  afirma que o mundo não está no caminho certo para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, que determina a disponibilidade e uso sustentável de saneamento e água para todos até 2030.

Este Objetivo quer assegurar que todos tenham um banheiro seguro e que ninguém pratique a defecação a céu aberto até 2030. A ONU diz que falhar com essa meta pode ameaçar toda a Agenda 2030.

Campanha

O tema deste ano é “Quando a Natureza Chama”. A campanha explica que estamos “transformando nosso ambiente em um esgoto a céu aberto” e que é preciso “construir banheiros e sistemas de saneamento que trabalhem em harmonia com os ecossistemas.”

As Nações Unidas destacam soluções baseadas na natureza. Existem sistemas que aproveitam os ecossistemas para ajudar a tratar o desperdício antes que ele regresse ao meio ambiente. Estas alternativas ajudam a proteger a vegetação, os solos e as zonas úmidas, incluindo rios e lagos.

Alguns exemplos são latrinas de compostagem, que capturam e tratam os resíduos produzindo fertilizantes que podem ser ajudados na agricultura, ou zonas úmidas e canaviais feitos pelo homem que filtram as águas residuais antes de serem libertadas nos cursos de água.

Seis factos sobre a crise mundial de saneamento

Um terço das escolas em todo o mundo, como esta em Timor-Leste, 
não tem instalações sanitárias, by Unicef/Antti Helin
1. Cerca de 60% da população mundial, ou 4,5 bilhões de pessoas, não têm banheiro em casa ou o sistema não gere o desperdício com segurança;

2. 862 milhões de pessoas em todo o mundo ainda defecam a céu aberto;  

3. Perto de 1,8 bilhão de pessoas usam uma fonte sem proteção contra a contaminação das fezes;

4. Um terço das escolas em todo o mundo não tem instalações sanitárias, um problema particular para as meninas durante a menstruação;

5. 900 milhões de crianças em todo o mundo não têm instalações para lavar as mãos, essenciais para evitar a disseminação de doenças mortais;

6. Em todo o mundo, 80% das águas residuais geradas pelo homem são devolvidas ao meio ambiente sem serem tratadas ou reutilizadas.

Fonte: ONU News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...