APLICATIVO CONECTA PESSOAS PARA PRESERVAR RIOS

Aplicativo engaja sociedade - Ilustração: Ascom/MMA

09/02/2018

Adotar uma nascente ajuda o país a enfrentar a crise hídrica e a restabelecer os cursos d´água para as gerações futuras.

Por: Luciene de Assis/ Ascom MMA

Um aplicativo de celular desenvolvido para conectar interessados em apoiar nascentes e proprietários de terras com fontes. Assim é o Plantadores de Rios, programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que terá a divulgação reforçada durante o 8º Fórum Mundial da Água, entre 18 e 23 de março, em Brasília.

O Plantadores de Rios é um ambiente para cadastro de doadores, prestadores de serviços, fornecedores de insumos e voluntários, de forma a facilitar a execução das atividades de recuperação dos mananciais brasileiros.

Para adotar uma ou mais nascentes é necessário que tanto o interessado quanto o proprietário da área façam o cadastro, entrando no aplicativo. Precisa inserir e-mail e criar senha, colocar o nome completo, CPF e preencher os demais dados solicitados. O sistema é de acesso gratuito e compatível com smartphones e tablets dotados com sistema Android, a partir da versão 4.2.

Após concluir esse processo, basta marcar uma ou mais da lista de opções oferecidas, entre elas estão serviços como, por exemplo, colocação ou conserto de cerca, limpeza do local e/ou plantio de mudas. O tipo de ajuda será definido entre as partes interessadas.

Para receber o apoio, o produtor rural precisa ter propriedade cadastrada no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

MAPEAMENTO

Mais de 15 milhões de hectares de áreas de preservação permanente estão mapeadas no Sicar - e mais de 6 milhões de hectares precisam ser recuperados. O sistema também cadastrou cerca de 1,5 milhões de nascentes, com diagnóstico da condição de conservação de cada uma delas.

Desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), o aplicativo mostra o perfil do adotante, do proprietário, da propriedade e de cada rio e/ou nascente ali existente. Ambos, colaborador e beneficiário, podem conversar e trocar informações através de um chat, o andamento do trabalho iniciado ou por começar.

O sistema exibe o mapa da propriedade escolhida, sinalizando onde estão as cacimbas, rios e APPs, o município e o estado onde se localizam, as carências e o número de colaboradores que já se apresentaram. Através do software, é possível acompanhar a evolução das ações em andamento e o grau de recuperação dos mananciais.

DESTAQUE NA ONU

O Plantadores de Rios é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Lançado em junho de 2017, foi uma das oito iniciativas apresentadas no fórum "Inovações para Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática", promovido pela Organização das Nações Unidas durante a 23ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 23), em novembro passado, em Bonn, na Alemanha.

SERVIÇO


Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para plantadores-rios@florestal.gov.br


Cursos Online na área de Ciências Agrárias e da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...