GRUPO DA UFRPE COLETA ÓLEO DE COZINHA PARA AJUDAR PESQUISAS E COOPERATIVAS DE CATADORES



12/11/2017

Você já sabe que os vários tipos de óleo de cozinha utilizados para frituras não devem ser descartados na pia, não é? Além de entupir a encanação por causa da aderência, polui lençóis freáticos e até mata animais quando chega aos rios e oceanos.  A fim de contribuir com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, com pesquisas sobre biodiesel, você pode armazenar o óleo em garrafa PET e doar para o Laboratório de Óleo e Biodiesel (LOB) da UFRPE, localizado no Departamento de Química, no Prédio Central do Campus Dois Irmãos.

Com parte desse material, estudantes de graduação e pós-graduação, sob coordenação da professora Cláudia Cardoso, desenvolvem pesquisas para utilização do óleo de fritura na composição do biodiesel, em parceira com a Usina Experimental de Biodiesel vinculado ao CETENE, em projeto financiado pela FACEPE. Esforços estão sendo feito para firmar uma nova parceria com a ONG Cáritas NE II, a quem caberá a coleta seletiva e processamento desse óleo de fritura, a fim de transformá-lo em biodiesel. A parceria junto a essa ONG, além de apoiar as cooperativas de catadores, visa capacitar alunos da UFRPE na produção desse biocombustível nas Mini-Usinas instaladas pela Caritas nessas cooperativas, no Estado de Pernambuco.

A equipe LOB e o meio ambiente agradece toda e qualquer ajuda nesse sentido.

Fonte: UFRPE

Um comentário:

  1. SUSTENTABILIDADE
    Vamos fazer juntos?

    Essa é uma iniciativa do LOB - Laboratório de Óleo e Biodiesel da Universidade Federal Rural de Pernambuco sob a coordenação da Profª Drª Claudia Cardoso.

    Vamos contribuir para um futuro melhor pro nosso planeta.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...