Brasil e Portugal assinam memorando sobre cooperação na Antártida

© Sputnik/ V. Chistyakov

06/11/2016

Os governos do Brasil e de Portugal assinaram na terça (01/11), por ocasião da XII Cimeira Brasil-Portugal, um Memorando de Entendimento sobre cooperação antártica.

O documento comprova a vontade de ambos os países em fortalecer seus laços de amizade e sua cooperação bilateral, dando ênfase a "assuntos relativos à cooperação científica internacional, à observação científica e à investigação de processos de importância global e regional ao sul do Círculo Polar Antártico". 

O Memorando destaca a "crescente importância da Antártida para a investigação científica, particularmente no âmbito do meio ambiente global, bem como da necessidade de reduzir ao mínimo os impactos das atividades científicas e humanas no meio ambiente antártico e nos ecossistemas dependentes e associados". 

De acordo com a nota de imprensa divulgada pelo governo brasileiro, as clausulas do acordo preveem o aproveitamento das oportunidades de cooperação previstas nos acordos que compõem o Sistema do Tratado da Antártida. 

Entre os objetivos previstos pelo Memorando, constam a preparação, o fomento e a elaboração de editais conjuntos para o desenvolvimento de atividades e projetos científicos e tecnológicos, o intercâmbio de informação em campos de interesse comum, a promoção da educação e da formação profissional de recursos humanos, facilitação do transporte, do alojamento e de expedições na região, entre outros. 

A execução do Memorando será revisada por ambos os países uma vez por ano, no que diz respeito aos seus benefícios e possibilidades de aperfeiçoamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...