Governo do Amazonas inicia nesta segunda programação em homenagem ao 'Dia do Índio'

Foto: Reprodução / Internet

17/04/2016

Para prestar justa homenagem à influência indígena nos costumes, conhecimentos e hábitos existentes em nossa sociedade, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, preparou uma programação especial e gratuita para a Semana do Índio.

A programação inicia no dia 18 (segunda-feira) de abril, no Centro Cultural Povos da Amazônia (Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa, s/nº, Crespo, zona sul). No local, acontecerá uma oficina de arte indígena com Miguel Lana, indígena da tribo Arawak, um dos monitores do espaço, que ensinará a fazer cestas com o trançado típico de sua etnia, Dessana.

Na terça-feira, 19 de abril, Dia do Índio, o público poderá visitar a exposição “Lendas Indígenas” durante todo o dia. Pela parte da manhã, Miguel Lana ministrará uma oficina de pinturas corporais da etnia Dessana, explicando o significado de cada desenho e sua representatividade para eles. Além disso, serão exibidas duas produções cinematográficas brasileiras: no Cine Silvino Santos, localizado no Museu do Homem do Norte, e no Auditório Gabriel Gentil.

As exibições acontecem pela manhã, com o longa-metragem “Tainá”, de Rosane Svartman e, pela tarde, o documentário “Cantos e Danças Indígenas”. Atividades para crianças – O Centro Cultural Usina Chaminé, localizado no Centro de Manaus, na avenida Lourenço Braga, também terá uma programação especial, voltada para o público infantil. No dia 19 de abril (terça-feira), além da visitação às exposições permanentes do espaço “Os sentidos da Amazônia”, “Infância Amazônica” e o Espaço Criança, os visitantes poderão também participar de atividades lúdicas.

Pela manhã, será oferecida uma oficina de reciclagem, em que os participantes aprenderão a confeccionar um instrumento musical indígena utilizando materiais como garrafas pet. Também será apresentado um espetáculo de teatro de fantoche, com personagens indígenas, retratando o cotidiano amazônico, em que as crianças aprenderão, por meio de histórias divertidas, como são os hábitos e conhecimentos que influenciaram nosso modo de vida. Pela parte da tarde, os visitantes poderão aprender as brincadeiras infantis da etnia Tikuna e, às 15h, será exibida a animação brasileira “Nossos índios, Nossas histórias”, de Carol Camanho e Jansen Raveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...