OPOSIÇÃO DO HAITI DENUNCIA "PROJETO DITATORIAL" DO GOVERNO

Candidato à presidência Jude Celestin aperta mão de um eleitor durante caminhada
 em Porto Príncipe (Foto: Andres Martinez Casares/Reuters)

07/11/2015

Segundo colocado em eleições diz que resultados são 'farsa ridícula'.
Partido Lapeh quer impugnar resultados eleitorais diante dos tribunais

Jude Celestin, segundo colocado no primeiro turno da eleição presidencial do Haiti, de acordo com os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral Provisório, assegurou nesta sexta-feira (6), em coletiva de imprensa, que "não deixará passar o projeto ditatorial" do atual governo.

O candidato do partido Lapeh, ao qual é atribuído 25% dos votos, considera que os resultados são uma "farsa ridícula". "Os resultados do povo ainda não foram anunciados", declarou. O candidato do governo, Jovenel Moise, foi o mais votado no primeiro turno, com 32%.

Celestin, de 53 anos, acusou diretamente as autoridades de "implementarem uma força de repressão para esmagar o povo, para matar as pessoas, mas não poderão matar todo o povo".

O partido Lapeh quer impugnar os resultados eleitorais diante dos tribunais, como permite a lei eleitoral, e estaria em conversações com outros candidatos à presidência, sem que sejam conhecidos detalhes destas negociações.

Um dia depois do anúncio dos resultados da eleição de 25 de outubro, os protestos da oposição se multiplicaram, com manifestações e inclusive barricadas com pneus incendiados em várias ruas da capital.

Em Porto Príncipe e em Cabo Haitiano vários manifestantes teriam sido detidos na manhã desta sexta-feira, mas o porta-voz da polícia nacional, Frantz Lerebours, não confirmou a informação.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...