Primeiros resultados de eleição no dia 9 de agosto foram divulgados quase dois meses depois |
03/10/2015
Por: Wálmaro Paz
Demais cadeiras serão disputadas no segundo turno, que, a princípio, deverá ocorrer na mesma data da eleição presidencial: 25 de outubro.
O Conselho Eleitoral do Haiti divulgou na última segunda-feira (28/09) os primeiros resultados das eleições de 9 de agosto no país. Dois senadores e oito deputados foram considerados eleitos pelo Conselho Eleitoral Provisório, de acordo com o site Alter Presse. Essa votação ficou marcada por diversos atos de violência e tentativas de fraudes.
As demais cadeiras serão disputadas no segundo turno, que, a princípio, deverá ocorrer na mesma data da eleição presidencial: 25 de outubro.
Os dois senadores eleitos representam os departamentos de Oeste, que inclui a capital Porto Príncipe, e o de L’Artibonite Norte, grande centro de produção agrícola do país. Jean Renel e Youri Latortue, respectivamente, são os eleitos.
Os resultados das eleições legislativas do Centro e de Lanse estão suspensos porque houve fraudes em alguns centros de votação e o pleito foi anulado. Eles serão revelados após a nova votação nas circunscrições de Boucan Carre e de Savannette, prevista para 25 de outubro.
A campanha eleitoral para o dia 25 de outubro começou oficialmente no último dia 9 de setembro. No total, 128 partidos e plataformas (coligações) participam desta disputa eleitoral no Haiti, que tem 54 candidatos a presidente que foram reconhecidos somente há 60 dias.
Oito dos candidatos a presidente são de grupos evangélicos. A base de suas campanhas é a posição contrária ao “pacto” que teria sido firmado com Satanás pela República Haitiana por ocasião da Guerra de Independência, em 1804. Ela, de acordo com os candidatos, é a causa das desgraças do país, incluindo a epidemia de cólera e o terremoto de 2010.
Fonte: CEERT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!