Paisagismo e Meio Ambiente - Uma combinação Indispensável

Foto: Divulgação


25/10/2015


Quem não gosta de boa qualidade de vida aliada ao conforto de uma bela paisagem? O paisagismo ou arborização é um dos instrumentos ambientais que nos permiti isto de forma bastante simplificada. Nesse dia 05 de junho comemoramos o dia do meio ambiente, e não podemos ignorar o fato de que meio ambiente e paisagismo caminham lado a lado. Hoje a arborização traz consigo o uso de jardins verticais, calçadas verdes, telhados verdes, jardins filtrantes, etc.., técnicas que além de melhorar o visual do ambiente, melhoram a qualidade ambiental.

Segundo Gilmar e outros (2008, p.10), nota-se que, além do benefício estético paisagístico, haverá uma maior absorção pelo solo gramado (não pavimentado) das águas pluviais, tornando-o mais permeável, amenizando assim, o problema das enchentes, além de criar uma melhor climatização e demais benefícios ecológicos.

Entre muitas vantagens a arborização pode diminuir o calor, aumentar a umidade do solo, diminuir a erosão causada pela água da chuva aliada a falta de cobertura no solo, melhora a drenagem da água, permite a preservação do ambiente além de atrair um número maior da avifauna, principalmente se plantarmos vegetação nativa com floração e frutificação.

Aplicando o paisagismo em qualquer ambiente pode se possibilitar a integração do homem com o meio ambiente e consequentemente a conscientização ambiental deste.  Pensando em todos esses benefícios os cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitário do UNIBAVE desenvolveram um projeto de arborização do campus visando a preservação ambiental do campus e o bem estar de seus acadêmicos e funcionários, além é claro daqueles que visitarem nosso Centro Universitário.

Se usarmos técnicas adequadas podemos fazer o cinza do concreto ceder lugar para o verde dos jardins, melhorando a qualidade do ar principalmente em áreas poluídas, proporcionando enfim a preservação do meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...