Indígenas debatem sobre sustentabilidade e mudanças climáticas



27/10/2015

O Fórum Social dos Jogos Mundiais Indígenas apresentou nesta segunda-feira (26.10) a Roda de Diálogos, com o tema: “Sustentabilidade e Mudanças Climáticas”. O resultado do debate será usado para elaborar a Declaração dos Povos Indígenas para a Conferência sobre Mudanças Climáticas – COP 21 – a ser realizada em Paris, em dezembro de 2015.

Os debates envolveram questões relacionadas ao meio ambiente, como devastação, escassez de água, preservação, entre outros. Todos manifestaram preocupação e o desejo de união das populações indígenas em futuramente ter uma voz representativa no Congresso Nacional que possa mostrar o que está acontecendo nas aldeias.

“Não há melhor oportunidade do que esse momento para colocar nossos conhecimentos e reivindicações em um documento”, afirmou a advogada indígena Maial Paiakan Kaiapó, integrante da mesa.

Com discussões acirradas sobre meio ambiente, a indígena Genilda Kaigang mandou uma mensagem a todos os parentes: “Precisamos mudar o nosso comportamento, não podemos ficar esperando que os outros façam por nós. É dever do governo, mas todos nós temos que fazer a nossa parte. Temos que mudar nossas atitudes. Já temos consciência do que precisa ser feito, agora é preciso colocar em prática”, afirmou.

O ator Victor Fasano deu exemplos de pessoas que fazem a diferença no mundo e mostrou a importância de doar um pouco do tempo e de se engajar em ações que possam transformar nossas atitudes. “Eu não posso invadir uma terra indígena, se tenho consciência que a terra não me pertence. Se estamos em um ambiente que há corrupção não podemos participar disso. Devemos respeitar o que nos foi ensinado pelos nossos pais”, disse. Ele citou ainda o exemplo de uma senhora que com um salário mínimo oferecia café da manhã a 25 crianças carentes, no Rio de Janeiro.

Texto: Cleide Passos/ Fotos: Roberto Castro, de Palmas
Ascom - Ministério do Esporte

Fonte: JMPI2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...