Mais de 250 pessoas participam do Seminário de Áreas Protegidas

Evento integra Semana da Primavera
Foto: Divulgação/PMPA

22/09/2015 

Mais de 250 pessoas participaram da abertura do 3º Seminário de Áreas Protegidas: Conservação, Biodiversidade e Proteção Jurídica na manhã desta terça-feira, 22. A atividade, que integra a 25ª Semana da Primavera, organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), ocorreu no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público do Rio Grande do Sul (av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, 3º andar). 

O evento apresenta aspectos inerentes à conservação dos ecossistemas, à biodiversidade e à gestão e proteção jurídica para cumprir com os propósitos do plano de manejo da unidade de conservação.  
 Estavam presentes na abertura o promotor de Justiça, Eduardo Viegas, representando o procurador geral de Justiça Marcelo Dorneles; o ex-secretário estadual de Meio Ambiente, José Alberto Wenzel; o ex-presidente da Agapan, Alfredo Ferreira; e o ex-diretor  do Jardim Botânico, Ivo Krauspenhar. 

O secretário da Smam, Mauro Moura, destacou a importância do seminário ao citar que a população pensa em meio ambiente muito mais em dias chuvosos como o de hoje. “Com as ruas alagadas, pensamos no porquê de se preservar áreas verdes protegidas. Esse é um dever do poder público, sem dúvida, mas a sociedade tem que estar comprometida com a manutenção destas áreas”.

A primeira palestra da manhã foi proferida pela bióloga Patrícia Witt, gestora da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, e organizadora do seminário. Patrícia  abordou “A importância das Unidades de Conservação da Natureza para a Conservação in situ da Biodiversidade”, apresentando importantes dados a respeito das áreas protegidas. “Hoje, no mundo, existem 114 mil áreas protegidas, num total de dois bilhões de hectares. Esses dados são de um levantamento de 2007, do World Database on Protected Areas, por isso, provavelmente, já tenhamos um número ainda maior”.

O seminário será realizado também durante toda  tarde, com término  previsto para as 18h. Após as palestras, está programado o lançamento do livro “Dividir para quê? Biomas do Brasil”, de Nurit Bensusan, e a entrega dos certificados. O seminário tem o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Universidade de Brasília e Instituto de Direito por um Planeta Verde.

A programação inclui as seguintes palestras:

-“A gestão da Informação em Unidades de Conservação – A experiência do SIG
Aílton Giovani – Geógrafo – Mandião do Departamento de Biodiversidade da Sema/RS

- “Unidades de Conservação e Planejamento Urbano:
É possível a compatibilização?”
Vanesca Buzelato Prestes – Procuradora do Município de Porto Alegre
Vice presidente da Região Sul do Instituto o Direito por um Planeta Verde

- “A atuação do município na defesa dos espaços ambientalmente protegidos”
Alexandre Burmann – Advogado - Supervisor da Supervisão do Meio Ambiente da Smam (Sumam)

- “Importância das Áreas Protegidas para a comunidade de insetos polinizadores”
Andreas Kohler – Biólogo – Coordenador do Curso de Biologia da Unisc

- “Novo Marco legal de acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais: Uma oportunidade para as áreas protegidas ou não?”. 
Nurit Bensusan – Bióloga – Professora da Universidade de Brasília

- “Gestão da Fauna Silvestre no Rio Grande do Sul”
João Carlos Dotto – Biólogo – Coordenador do Setor de Fauna do Departamento de Biodiversidade da Sema/RS

Texto de: Aline Czarnobay
Edição de: Gilmar Martins

Fonte: SMAM















Fotos: Carlos Nascimento/Natureza e Paz
Tel: (51) 9160.2231


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...