AACD - Associação de Assistência À Criança Deficiente

18/07/2015

A Fisioterapia é uma ciência que se utiliza de métodos e técnicas apropriadas, a fim de restaurar, desenvolver ou manter a capacidade funcional do indivíduo. Tem importante papel para facilitar a aquisição do desenvolvimento motor, diminuindo ao máximo a interferência de reflexos, bloqueios, contraturas e deformidades. É trabalhado o desenvolvimento das habilidades da criança estimulando suas funções e aumentando o grau de sua independência. É importante ressaltar que, quanto mais precoce se iniciar o trabalho, maiores serão as chances de sucesso dos tratamentos. Isto, porque, a plasticidade neural é mais eficiente durante os primeiros anos de vida.

É de senso comum que pacientes com distúrbios motores, se beneficiam de tratamentos fisioterapêuticos. Para tanto, é necessário compreender a operação dos sistemas motores num sistema nervoso comprometido, identificar suas necessidades e planejar um tratamento que estimule seu potencial.

Para que essas etapas do programa de tratamento sejam cumpridas com eficiência, é necessária a existência de métodos adequados de avaliação. De maneira geral esses métodos podem ser classificados em dois grupos: Medidas discriminativas, que buscam definir ou não a presença de determinadas características ou funções; e Medidas Avaliativas, que medem a magnitude das mudanças ocorridas.

A utilização de um ou de outro método está diretamente relacionada ao seu propósito. Os métodos discriminativos são usados para definir normalidade ou disfunção, sendo assim ideais para diagnosticar, investigar e/ou estabelecer a elegibilidade de um paciente para programas de reabilitação, não sendo portanto sensíveis às mudanças na evolução do paciente. Os Métodos Avaliativos utilizam como base a presença ou ausência de domínio sobre determinadas funções, sendo adequados, portanto, para planejar as modificações de conduta ao longo de um tratamento e avaliar seus efeitos.

Para a AACD, o método de avaliação ideal consiste no misto de medidas Discriminativas e Avaliativas. As primeiras são importantes num primeiro momento, quando se busca a compreensão dos sistemas motores operantes, e as segundas são importantes na verificação da aquisição de novas possibilidades motoras. A AACD utiliza o Método Avaliativo GMFM (Mensuração da Função Motora Grossa) sendo esse de caráter quantitativo, ou seja, mede o quanto uma criança pode realizar.

Associação de Assistência À Criança Deficiente
Rua Prof. Cristiano Fischer, 1510 
Jardim do Salso, Porto Alegre - RS 
aacdrs@aacd.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...