4 Formas de Evitar o Greenwashing do Seu Produto Eco-Friendly



28/03/2015 

Por Michelle Braga

Em um mercado onde mais consumidores se preocupam em comprar produtos ambientalmente corretos e de empresas direcionadas por um propósito, principalmente em decorrência de maiores preocupações ambientais, ser acusado de greenwashing pode manchar permanentemente a reputação do seu negócio.

Greenwashing é a pratica de criar comunicações de marketing falsas ou enganosas, a fim de promover um produto como sendo mais eco-friendly do que ele realmente é.

 Infelizmente na hora de promover um produto sustentável e ecologicamente correto, é muito fácil acabar “escorregando” para o território do greenwashing. Não interessa o quão bem-intencionadas sejam suas alegações, a comunicação da sustentabilidade é um desafio, e dar um passo em falso pode custar a imagem da sua marca.

Aqui estão quatro maneiras de evitar o "greenwashing" e ter um impacto ambiental positivo:

Não Foque em Ser Verde

Se o principal foco de seus esforços de marketing é no quanto "verde" ou "eco friendly" seu produto é, talvez seja a hora de dar um passo atrás e reavaliar a forma como sua marca está sendo apresentada. Focar no quanto "verde" seus produtos são pode ser perigoso por duas razões principais:

Em primeiro lugar, é muito difícil provar cientificamente alegações abrangentes como “ser verde” ou “eco-friendly”.
Em segundo lugar, e o mais importante, atualmente ser ambientalmente correto é apenas o preço que se paga para seu um player no mercado. Claro, as pessoas gostam do fato da sua marca ser sustentável, mas querem mesmo é saber o que seu produto pode fazer por elas.
Tentar se posicionar como a marca mais verde é o que faz com que muitas marcas acabem sendo acusados de propaganda falsa. Continue sendo sustentável, mas foque a sua estratégia de comunicação de marketing em outro lugar.

Olhe Para a Sua Embalagem

Outro problema comum que muitas vezes leva a acusações de greenwashing é a maneira que os produtos de uma empresa são embalados e enviados. Não importa o quanto eco-friendly um produto é se ele chega na casa dos consumidores em uma caixa de transporte cheia de amendoim de isopor. Enquanto a maioria dos consumidores compreenderá a sua necessidade de enviar seus produtos por transporte aéreo ou terrestre, e, por isso, a necessidade de empacotá-los de maneira que evite danos, o exagero na embalagem ou no uso de materiais não recicláveis pode ser imperdoável. Nesse caso o público começará a questionar sua motivação ambiental.

Evite Fazer Declarações Eco-Friendly que Você Não Pode Comprovar

Outra armadilha difícil de evitar do greenwashing é fazer afirmações sobre alguma coisa que você sabe, ou pelo menos acredita saber sobre o seu produto mas não pode provar com um estudo científico. Toda vez que sua marca faz uma afirmação eco-friendly sem uma prova irrefutável, sua empresa corre o risco de ser confrontada pelos consumidores e, potencialmente, multada pelo governo.

Isso pode ser particularmente frustrante para empresas que trabalham duro para criar ou manter a sua reputação como ambientalmente corretas. Estudos científicos levam tempo e muitas vezes são muito caros para serem produzidos, e para uma marca pequena ou startup, este tempo e custo podem ser inviáveis. Você pode até ter certeza que sua marca possui benefícios ambientais, mas sem um estudo científico você legalmente ou moralmente não pode compartilhar essa mensagem com os seus consumidores.

Não Esconda as Deficiências Ambientais da Sua Marca

Sua marca faz quase tudo de uma forma ambientalmente sustentável, mas obviamente que podem haver áreas onde seus esforços eco-friendly ficam aquém do ideal. Não há nenhum problema nisso, desde que você não tente esconder do público. Uma empresa ou marca só consegue esconder suas “falhas” por algum tempo, e quando a verdade vem à tona, seja na forma de um blog, notícia de jornal ou nota de imprensa da concorrência, os seus clientes vão ficar se perguntando o que mais que você pode estar tentando esconder.

Seja sempre o mais transparente e honesto possível com seus consumidores. Se você ainda está fazendo esforços para tornar partes do seu negócio sustentável, compartilhe esses esforços com todos as partes interessadas da sua empresa através das redes socias, blog posts, e contúdos educativos, tais como ebooks, infográficos e estudos de caso. Não só eles vão aceitar suas deficiências, como também vão aplaudir seus esforços e muitas vezes querer aprender cada vez mais.


E sua empresa, como tem evitado as armadilhas do greenwashing? Já usa os canais digitais para vencer os desafios da comunicação da sustentabilidade?

Fonte: Greenin

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