Presidente o Haiti formou novo Governo após Parlamento ser dissolvido

Legenda: Martelly empossou os novos ministros ontem
Foto: Divulgação

04/02/2015

O presidente do Haiti, Michel Martelly, anunciou a formação de um novo Governo na noite do último domingo, na tentativa de resgatar o pobre país caribenho em meio a uma crise política.

Martelly, que fez o anúncio via Facebook, havia prometido na última sexta-feira usar sua autoridade executiva para formar um Governo de consenso, depois que o Parlamento foi dissolvido na semana passada.

Apesar de prometer um novo Governo, Martelly manteve vários integrantes do atual gabinete em seus postos, incluindo os ministros da Saúde, Turismo, Educação, Relações Exteriores, Defesa e Serviços Públicos.

Ele também nomeou vários aliados para posições-chave, incluindo o novo ministro do Planejamento, Yves Germain Joseph, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Carel Alexandre.

Os 18 ministros e 16 secretários de Estado tomaram posse na tarde de ontem, disse Martelly em comunicado oficial em sua página no Facebook. Em discurso na sexta-feira, o presidente fez um apelo a manifestantes antigoverno para que mantivessem a ordem enquanto ele tenta levar o país a eleições.

Ele também deu posse a um novo primeiro-ministro na sexta, o ex-prefeito de Porto Príncipe, Evans Paul. Após a dissolução do Parlamento, alguns observadores temem que o Haiti, com seu histórico de golpes, revoltas e ditaduras, volte a viver instabilidade política.

O Haiti é o país mais pobre do hemisfério e ainda se recupera de um terremoto devastador em janeiro de 2010, que destruiu grande parte da capital, Porto Príncipe. O país depende muito de ajuda financeira dos Estados Unidos, e Washington teme que um colapso político no Haiti resulte em uma imigração em massa para os EUA.

O Brasil é o maior contribuinte de tropas para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e exerce o comando militar da operação estabelecida em junho de 2004 para apoiar o país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...