Jordânia diz que jatos atacaram alvos do EI pelo segundo dia

06/02/2015

A Jordânia afirmou nesta sexta-feira ter realizado um segundo dia consecutivo de ataques aéreos contra militantes do Estado Islâmico para vingar a morte de um piloto jordaniano queimado vivo pelo grupo extremista.

"Vários caças da Força Aérea executaram ataques aéreos contra alvos selecionados da quadrilha Daesh", disse a TV estatal num boletim, usando um nome árabe depreciativo para os militantes.

A Jordânia disse mais cedo que tinha enviado dezenas de caças para atacar alvos do Estado Islâmico na Síria na quinta-feira, incluindo depósitos de munições e campos de treinamento.

Nesta sexta-feira, o Estado Islâmico anunciou que uma refém norte-americana que era mantida refém na Síria foi morta quando caças jordanianos atingiram o prédio onde ela estava, de acordo com o grupo de monitoramento SITE.

O rei Abdullah, da Jordânia, prometeu vingar a morte brutal do piloto Mouath al-Kasaesbeh e ordenou que os comandantes se preparassem para uma intensificação da participação numa coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo.

Mas muitos jordanianos temem ser arrastados para um conflito que poderia desencadear uma reação dos militantes linhas-duras dentro do reino.

A Jordânia é um importante país aliado dos EUA na luta contra militantes islâmicos e também acolheu tropas norte-americanas durante as operações que levaram à invasão do Iraque em 2003.

O país também abriga centenas de instrutores militares norte-americanos que reforçam as defesas nas fronteiras da Síria e do Iraque e estão determinados a impedir que os jihadistas cruzem as fronteiras.

Fonte: Exame.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...