Leonardo DiCaprio faz apelo a líderes globais na Cúpula do Clima

Foto: UN Photo/Mark Garten

24/09/2014

O novo “Mensageiro da Paz” da ONU, Leonardo DiCaprio, chamou a atenção do mundo, hoje, na abertura da Cúpula do Clima – ao lado do secretário geral da instituição, Ban Ki-moon –, realizada hoje na sede das Nações Unidas, em Nova York. O evento reuniu mais de 100 líderes globais, entre eles Barack Obama e Dilma Rousseff.

O ator americano falou da necessidade de enfrentar os perigos da acelerada mudança climática para a sobrevivência humana e destacou que fala como cidadão preocupado – e não especialista -, em busca de soluções para a crise climática.

Lembrou a realização da Marcha pelo Clima que aconteceu em diversas cidades do mundo, no último domingo, inclusive em NY, onde ele se juntou a outras 400 mil pessoas (Tasso Azevedo, curador deste blog, estava lá e escreveu a respeito em post publicado ontem).

“Como ator, meu trabalho é fingir. Interpreto personagens fictícios, que muitas vezes precisam resolver problemas fictícios”, comentou DiCaprio. “Eu acredito que a humanidade tem olhado para as mudanças climáticas da mesma forma – como se fosse uma ficção, como se fingindo que a mudança climática não é real faria, de alguma forma, o problema ir embora. Mas acredito que muita gente pensa diferente agora”, afirmou.

Secas intensas, acidificação dos oceanos, aumento do número de eventos extremos do clima, derretimento de geleiras foram alguns dos exemplos de efeitos da alteração do clima citados por ele. “Nada disso é retórica. Nada disso é histeria. É fato”, concluiu.

Segundo DiCaprio, é urgente tomar medidas agora. “Não se trata apenas de pedir às pessoas que troquem lâmpadas ou comprem carros híbridos. Esse desastre já cresceu além das escolhas que os indivíduos fazem. Agora, dependemos de indústrias e governos ao redor do mundo tomarem ações decisivas e em grande escala. Este deve ser nosso momento de agir”, falou.

Assista ao discurso completo de Leonardo DiCaprio, abaixo (em inglês):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...