Arenas da Copa terão certificação ambiental até fim do ano, diz ministra

11/07/2014

Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, fez balanço positivo do Mundial.
Estádio do Mineirão foi o melhor classificado até agora.

Se a Copa do Mundo foi um fracasso para a Seleção Brasileira, o Ministério do Meio Ambiente comemorou, nesta quinta-feira (10), a realização do Mundial com todas as 12 arenas obedecendo regras internacionais de gestão sustentável. Em entrevista no Centro Aberto de Mídia, no Forte de Copacabana, Zona Sul do Rio, a ministra da pasta, Izabella Teixeira, afirmou que, até o fim deste ano, todos os estádios utilizados no torneio terão o certificado Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental) como nenhum país-sede fez até agora.

De acordo com a ministra, o estádio de Fortaleza foi premiado com o grau básico. Já os de Recife, Rio e Salvador com o segundo nível, enquanto o Mineirão ficou com o prêmio prata. Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Natal, São Paulo e Cuiabá são os estádios que ainda não receberam o selo verde, mas "até dezembro, todos terão a certificação global", de acordo com a promessa da ministra.

A avaliação envolveu cinco critérios: a construção de arenas de modo sustentável, a alimentação de voluntários por meio de alimentos de agricultura familiar, a reciclagem dos resíduos, a mitigação das emissões de carbono associadas à Copa e o projeto Passaporte Verde, que tem como objetivo a qualidade da cadeia produtiva do turismo.

"Faço um balanço muito positivo, que deu muito trabalho, mas sairemos em outro patamar de um evento de grande nível em critérios relacionados ao meio ambiente. Apostar que combater a poluição é caro é coisa do século passado", disse Teixeira.

O estádio do Maracanã, por exemplo, foi um dos que registrou maior economia de energia e água, com 23% e 71%, respectivamente. "É um aprendizado que ficará disponível ao Rio-2016 e todo o material será entregue ao Comitê Organizador das Olimpíadas", afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...