Jogo educativo simula efeitos da ação humana sobre a água

28/04/2014

No segundo semestre de 2014, o projeto Água – Conhecimento para Gestão (www.aguaegestao.com.br) lançará um jogo eletrônico educativo que simula os efeitos das atividades humanas sobre a qualidade e a quantidade de água de um rio: o Água em Jogo. No papel de gestor de recursos hídricos de uma bacia hidrográfica durante quatro anos fictícios, o jogador terá que enfrentar diversos problemas para garantir água de boa qualidade e em quantidade suficiente para os usuários da bacia retratada no game.

Além dos impasses relacionados ao uso da água, o jogo gratuito destacará a importância de instrumentos de gestão de recursos hídricos, como a outorga de direito de uso e a cobrança pelo uso da água. As partidas acontecerão online em site a ser oportunamente divulgado. O game complementa uma capacitação do projeto Água – Conhecimento para Gestão, que estimula a adoção de atitudes responsáveis para o uso e a conservação das águas: o Água em Curso.

O jogo poderá ser utilizado por membros de comitês de bacias e como ferramenta para sensibilização do público em geral, especialmente os jovens, sobre os prejuízos causados pelo mau uso da água. O Água em Jogo também poderá ser usado por professores de ensino médio e superior que desejam trabalhar o tema em sala de aula.

O Projeto

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina.

São 36 cursos de capacitação complementar nas modalidades semipresencial e ensino a distância (EaD), além de ferramentas de educomunicação. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam capacitadas até dezembro de 2015 e que mais de 300 mil sejam alcançadas pelas ações de comunicação da iniciativa.



Um comentário:

  1. Muito bacana e ideia e iniciativa para que de forma ludica criancas de adolescentes tenha mais claro os impactos das acoes humanas!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...