MINISTRA DO MEIO AMBIENTE ENGAJA-SE NO DEBATE PARA O DESENVOLVIMENTO DO BIOMA PAMPA

19/03/2014

Foto: Divulgação/Sema
O titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, convidou nesta quarta-feira (19), em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para abrir o Seminário Internacional "Bioma Pampa: Valores biológicos, culturais e econômicos", a ser realizado entre 23 e 24 de abril no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A ministra elogiou a iniciativa e pretende vir. “Só não vou se a Dilma me convocar para outra agenda”, disse Izabella.

Se vier, a ministra poderá ver de perto como os gaúchos estão organizados e muito dispostos a debater sobre um bioma que, no Brasil, ocorre apenas no Rio Grande do Sul (63% do território do Estado). Isso se expressa bem na procura pelo Seminário de abril. As inscrições ficaram abertas apenas duas semanas, pois a lotação do teatro foi atingida.

O seminário, organizado pela Sema e Fundação Zoobotânica (FZB), integra-se a uma série de ações e projetos coordenados pela Sema que já resultaram na inclusão do Pampa na agenda do Governo Federal e, ainda, na retomada das tratativas com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre a Reserva da Biosfera do Pampa.

Prioridade para o Governo do Estado

Entre as iniciativas do Governo do Estado, estão a destinação de recursos oriundos de medidas compensatórias para Unidades de Conservação (UCs) localizadas no Pampa e o estudo avançado para a criação de uma nova UC naquela região. Também estão previstos maior fomento aos planos de bacias hidrográficas e tratativas para a gestão compartilhada de resíduos sólidos entre cidades na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Projetos

Além disso, há dois projetos estratégicos em andamento diretamente associados ao Pampa: RS Biodiversidade; e Conservação dos Campos Naturais do Cone Sul da América do Sul - Alianza del Pastizal. O primeiro busca compatibilizar atividades produtivas no meio rural com a conservação da biodiversidade, com foco principal no Pampa (24 dos 33 municípios atendidos pelo programa estão nessa região). O RS Biodiversidade conta um US$ 5 milhões doados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF)/Banco Mundial, que apoia o seminário de abril.

Já o Alianza del Pastizal - reunindo ações integradas ao Uruguai, Argentina e Paraguai - tem por objetivo promover a conservação dos campos nativos no Bioma Pampa e, ao mesmo tempo, proporcionar a produtores rurais a concessão de incentivos (financeiros ou fiscais).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...